Anvisa determina suspensão da venda da pasta Colgate Total 12 em todo o país

Reprodução Mídias Sociais Notisul

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspenção da venda da pasta de dente Colgate Clean Mint em todo o Brasil após consumidores relatarem efeitos adversos. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (27). Foram registradas oito notificações, totalizando 13 eventos adversos. A Colgate recorreu e a interdição foi suspensa no mesmo dia.

Em Tubarão, uma garota chegou a buscar auxílio em atendimento médico. Depois de uma bateria de medicamentos antibióticos, sem resultado, suspendeu o uso do creme dental e viu o inchaço, as aftas e a vermelhidão desaparecerem.

Sintomas relatados por consumidores

Entre os principais efeitos adversos notificados estão:

  • Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;

  • Sensação de ardência e dormência nos lábios e boca;

  • Boca seca;

  • Gengiva irritada;

  • Vermelhidão.

Colgate se posiciona sobre a decisão

Em nota, a Colgate afirmou que acompanha a decisão da Anvisa e recorreu, resultando na suspensão automática da interdição. A empresa garantiu que o produto não representa risco à saúde, mas reconheceu que algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores.

O que é a Colgate Clean Mint?

A pasta interditada faz parte da nova linha Clean Mint, uma versão reformulada da tradicional Colgate Total 12. A empresa anunciou mudanças na fórmula e no nome do produto.