Início Geral Aniversário de Grão-Pará: Semana será recheada de eventos

Aniversário de Grão-Pará: Semana será recheada de eventos

Wagner da Silva
Grão-Pará

A semana de comemoração ao aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa de Grão-Pará iniciou ontem logo cedo. Os alunos do Colégio Gregório Wessler cantaram o hino do município e apresentaram redações.
Até a próxima segunda-feira, várias outras atividades serão feitas. A programação prevê eventos como a realização do Força-tarefa, dança da integração da melhor idade, um dia com o prefeito mirim, shows, jogos e homenagens às pessoas que marcaram a história de Grão-Pará.

Este ano, uma das novidades foi a transferência da administração para os distritos de Aiurê e Invernada. Ontem, por exemplo, o prefeito Valdir Dacoregio (PMDB) despachou do Aiurê. Amanhã, será da Invernada. “São comunidades distantes e que merecem esta atenção. No futuro, eles poderão tornar-se um município”, destaca Dacoregio.

Para a realização do Força-tarefa, foram feitas parcerias com colaboradores do município, como cabeleireiros e equipes de saúde. Vários serviços serão disponibilizados gratuitamente à população. “Mesmo com poucos recursos e em meio à economia, programamos atividades que valorizam a cultura e não geram custos”, completa o prefeito.

Apesar dos poucos recursos, Dacoregio mostra contentamento com as contas da prefeitura e os investimentos, principalmente na educação e na saúde. “A prefeitura ainda não se restabeleceu financeiramente, mas conseguimos colocar as contas e os salários em dia e investir mais que do estabelecido em lei nas áreas da educação e saúde”, comemora o prefeito.
A preocupação de Dacoregio, agora, é quanto à secretaria de obras. “Economizar é imprescindível, mas as estradas também merecem atenção. O problema é que não possuímos máquinas para satisfazer a todas as comunidades. Precisamos de mais ações nesta área”, admite.

Prefeito Mirim de Grão-Pará será “eleito”

A programação de aniversário de Grão-Pará contará com a participação especial de um jovem que estará, simbolicamente, à frente da administração e será conhecido amanhã. Trata-se da eleição do prefeito mirim de Grão-Pará. O jovem escolhido passará um dia ao lado do prefeito “de verdade” e conhecerá as atribuições e os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura.

A secretária de educação Rosilene Margoti Schmidt, a Donda, explica que alunos de quartas e quintas séries de colégios municipais e estaduais foram convidados a desenvolver uma redação com tema alusivo aos 51 anos de emancipação. “O autor da melhor redação será o prefeito mirim e despachará como se fosse o prefeito (Valdir) Dacoregio”, explica.
O objetivo do concurso é incentivar as crianças a conhecerem a política de sua cidade e mostrar qual importância do poder executivo no cotidiano. Além de acompanhar o prefeito Dacoregio por um dia, o vencedor receberá uma bicicleta e uma coleção de livros.

Sair da versão mobile