Anac suspende voos da Voepass em todo o Brasil por falhas de segurança

FOTO VOEPASS Divulgação Notisul

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira (11), todas as operações da companhia aérea Voepass. A decisão foi tomada devido às falhas de segurança identificadas durante inspeções da agência reguladora. Com isso, a empresa está impedida de realizar voos e vender passagens aéreas até que comprove a correção das irregularidades apontadas.

Voos cancelados e assistência aos passageiros

Todos os voos previstos a partir desta terça-feira (11) foram cancelados. A Anac determinou que as empresas envolvidas na comercialização das passagens informem os passageiros e ofereçam alternativas:

  • Reembolso integral do valor pago pela passagem;
  • Reacomodação em outros voos;
  • Comunicação antecipada de pelo menos 72 horas em caso de cancelamento.

A Anac também manterá fiscalização permanente para garantir que os direitos dos passageiros sejam respeitados.

Falhas operacionais motivaram suspensão

A medida da Anac tem caráter cautelar e permanecerá vigente até que a Voepass comprove a correção das não conformidades no sistema de gestão da segurança. As investigações dos procedimentos de segurança da Voepass foram iniciados após a queda do avião da empresa em Vinhedos, no dia 9 de agosto, o que ocasionou a morte de 58 passageiros e quatro tripulantes.  Segundo a agência, a decisão foi baseada em irregularidades detectadas durante fiscalização, além do descumprimento de condições estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação.

Reprodução Notisul 9.08.2024

Companhia opera em 15 cidades e fretamentos

A Voepass é formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. Atualmente, opera com seis aeronaves e atende 15 localidades com voos comerciais, além de atuar em dois contratos de fretamento. A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre a suspensão.