Início Geral Alexandre de Moraes vota para condenar ‘Fátima de Tubarão’ a 17 anos...

Alexandre de Moraes vota para condenar ‘Fátima de Tubarão’ a 17 anos de prisão 

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (2) para condenar Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, a 17 anos de prisão em regime inicial fechado. A ré, de 69 anos, participou dos atos de invasão e depredação na sede do STF em 8 de janeiro de 2023.

Condenação pelos atos de 8 de janeiro

Maria de Fátima Mendonça Jacinto, que aparece em um vídeo afirmando ter defecado no Supremo, foi acusada de vários crimes graves e está presa preventivamente desde janeiro de 2023. As acusações incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Multa e indenização por danos morais coletivos

Além da pena de prisão, Alexandre de Moraes propôs que Maria de Fátima e os demais condenados paguem uma multa e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões.

Declarações da ré durante o processo

Durante o processo, Fátima afirmou que viajou a Brasília com o objetivo de “conversar com o Ministro Alexandre de Moraes, a fim de que ele apresentasse o código-fonte para o grupo”.

 

Sair da versão mobile