Agora, Tubarão tem cinco pré-candidatos à Prefeitura

FOTO Prefeitura Municipal de Tubarão Divulgação Notisul Digital

A pouco mais de quatro das eleições deste ano, são cinco os partidos com pré-candidatos a prefeito de Tubarão: Deka (União), Stupp (PSDB), Dr. Jean (Progressistas), Dênis Matiola ou Luciano Menezes, ambos do partido do atual prefeito Jairo Cascaes, o PSD, e Soratto (PL). Este é o momento onde todos anunciam candidatos para negociar as melhores composições e garantir vagas de vice nas chapas mais consolidadas. O PT e o MDB ainda esperneiam e buscam definir os nomes para as disputas.

O PT tem alguns nomes, mas não está fácil convencer os caciques a enfrentar as urnas: Olávio Falchetti, como nas outras vezes, quer, mas diz que não vai, por conta das pressões familiares; Dr Matusa, que já foi vereador, não admite abandonar o escritório de advocacia; o professor Paulão, está à disposição, mas prefere ser candidato a vereador; Matheus Madeira, presidente do PT na cidade anuncia nas mídias sociais que é pré-candidato a vereador. Nos bastidores, o nome da advogada Patrícia Uliano, Procuradora do Município, surge como alternativa.

Ex-prefeito Olávio Falchetti (PT) Arquivo Notisul Digital

Na eleição de 2020, o PT sequer conseguiu completar a nominata para candidatos a vereador, apresentando apenas 14 nomes à Justiça Eleitoral, quando poderiam ser apresentadas 23 candidaturas. O PT não tem vereadores nesta Legislatura.

O MDB, que elegeu apenas o vereador José Luiz Tancredo, que teve 661 votos e embarcou na Legislatura por conta do Quociente Partidário (QP), e atual presidente da sigla, tem três nomes possíveis: o próprio Tancredo, o delegado Jair Tártari e o nome de João Marcelo Fretta Zappelini, que já foi candidato a vice-prefeito de Stüpp, em 2016. Aliás, o MDB e o PSDB ensaiam conversas para construir uma candidatura de união entre as duas siglas.

Vereador José Luiz Tancredo (MDB) Arquivo Notisul Digital

Para todos os partidos, os radares estão virados apenas para os filiados, já que prazo dado pela Justiça Eleitoral encerrou e não pode haver mais filiações, neste momento. Quem quiser ser candidato a prefeito, vice ou vereador, já precisa estar com a ficha de filiação assinada e depositada junto à Justiça Eleitoral.

Nome de Stüpp pode voltar às urnas

O PSDB, partido que já foi dos mais influentes na política nacional, que ocupou duas vezes a Presidência da República, hoje tem 14 deputados federais, de SC apenas Geovania de Sá, e dois deputados no Estado: dr. Vicente Caropreso e Marcos Vieira. Para mudar o quadro e garantir um maior número de vereadores e de prefeitos, já pensando nas eleições de 2026, o presidente estadual do ninho tucano, Marcos Vieira, está cobrando a participação de filiados nas eleições de outubro.

Ex-prefeito Carlos Stüpp Arquivo Notisul Digital

Esta orientação partidária coloca Carlos Stüpp na pré-campanha pela Prefeitura de Tubarão, pela sexta vez. O ex-prefeito Carlos Stüpp, venceu por duas vezes a disputa (2000 e 2004) e perdeu outras três (1996, 2012 e 2016). A última derrota foi para Joares Ponticelli. O atual deputado estadual Estêner Soratto (PL) foi candidato a vice-prefeito de Stüpp, em 2010, quando atingiram pouco mais de 11,3 mil votos, ficando em 3º lugar na disputa. João Marcelo Fretta Zappelini (MDB), nome emedebista cotado para outubro, também já foi candidato à vice de Stüpp, em 2016.

Nos últimos anos, o PSDB pagou o preço por ficar na oposição. Perdeu todos os vereadores para outras siglas e não tem uma lista de nomes fortes para disputar os votos a vereador.

Deka May pode ser candidato a prefeito pela primeira vez

André Fretta May, conhecido por Deka May, teve o seu nome lançado pelo seu novo partido, o União Brasil, como pré-candidato a prefeito de Tubarão, na última semana. Em 2008, Deka May, filho do ex-prefeito Paulinho May, foi eleito o vereador mais votado da história de Tubarão, pelo PP. Foi candidato a vice-prefeito na chapa do emedebista Edinho Bez, em 2012, quando a dupla ficou em segundo lugar, com pouco mais de 14 mil votos. Suplente de deputado estadual, na Legislatura 2015/2019, assumiu uma vaga temporária. Em 2017, assumiu a presidência da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, no primeiro mandato do prefeito Joares Ponticelli (PP).

Uma dificuldade do União Brasil para as eleições de outubro é a nominata a vereadores. O partido não tem campeões de votos filiados para estas eleições.

Deka May Arquivo Notisul Digital

Progressistas reequilibra eleições em Tubarão

Médico Jean Abreu Machado muda assina ficha no Progressistas para buscar indicação, na convenção partidária, como candidato a prefeito da Cidade Azul. Eleito pelo PSD, vereador foi líder do governo Joares Ponticelli (PP), ficou incomodado com a demora do partido em definir as pré-candidaturas. Dr. Jean foi festejado pelos Progressistas que estavam órfãos com a situação do ex-prefeito Ponticelli, que aguarda julgamento no Tribunal de Justiça, por denúncias do Ministério Público, e pela saída de Deka May do partido.

Visto como uma das grandes novidades da eleição 2024, a ida do Dr. Jean para o Progressistas devolveu o equilíbrio e a animação nas conversas sobre as eleições deste ano para a Prefeitura de Tubarão. O Progressistas, que é um partido forte na cidade, conta atualmente com cinco vereadores, incluindo o presidente da casa, vereador Gelson Bento, um campeão de votos, e o professor Maurício da Silva, maior votação para vereador nas eleições de 2020.

Dr Jean Abreu Machado Divulgação Notisul Digital

PSD do prefeito Jairo Cascaes importa nomes e segue indefinido

A indefinição do prefeito Jairo Cascaes (PSD) abriu uma crise no PSD de Tubarão. O prefeito, que poderia ter sido candidato à reeleição, demorou para decidir. A falta de sinalização fez com que o vereador dr. Jean Abreu migrasse para o Progressistas, no mesmo momento em que foram assinadas as fichas de filiação do vereador Denis Matiola e do empresário Luciano Menezes, ambos com total controle sobre os rumos do partido, apesar da orientação do presidente estadual, deputado Júlio Garcia.

Vereador Denis Matiola Mídias Sociais Reprodução Notisul Digital

Até agora, Matiola e Menezes não têm a definição de quem vai buscar apoio de outras siglas ou caminhar pela eleição à Prefeitura. O partido, que tem uma boa nominata à Câmara de Vereadores, pode ficar

Luciano Menezes Mídias Sociais Reprodução Notisul Digital

de fora das principais articulações, já que as eleições estão a pouco mais de 130 dias.

PL do deputado Soratto pode caminhar sozinho 

O deputado estadual Estêner Soratto da Silva Jr. (PL), que foi Secretário Chefe do Gabinete Civil do governador Jorginho Mello, por praticamente um ano, foi o primeiro político a ter o nome lançado como pré-candidato a prefeito de Tubarão. Nenhum partido ou sigla definiu o nome do candidato à vice, apesar das conversas estarem adiantadas em alguns grupos. Mas os movimentos políticos podem colocar Soratto no isolamento e o PL pode marchar sozinho rumo às urnas.

Estêner Soratto Midias Sociais Reprodução Notisul Digital

O deputado Soratto, que já foi secretário municipal nos governos Stüpp e Manoel Bertoncini, vereador e vice-líder do governo Joares Ponticelli, candidato a vice-prefeito com Stüpp, agora mira nos votos pela Prefeitura de Tubarão. Apesar da dianteira, Soratto não teve conquistou grandes nomes para a sigla.

O partido pode ter dificuldades na eleição de um bom número de vereadores, para garantir margens nas votações na Câmara de Vereadores. A votação para prefeito nem sempre define a eleição de vereadores. Em 2012, Olávio Falchetti (PT), conquistou 26.921 votos, ou 44,54% da votação. Naquela eleição, o PT de Olávio conquistou apenas três cadeiras na Câmara.