COVID-19: UMA DOENÇA QUE NÃO ESCOLHE CLASSE SOCIAL

Professora Luciana Flor Correa Felipe 

luciana.flor@unisul.br 

Segundo o Ministério da Saúde (2020), o termo Coronavírus refere-se a uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros Coronavírus foram isolados em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito com esse nome, em decorrência do perfil apresentado na microscopia, na forma de uma coroa. O novo agente do Coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por Coronavírus 2019). Os sintomas podem variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Nos casos mais graves pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode ocorrer a óbito.

E quem está suscetível a essa doença? Todos, independentemente da classe social. Ricos, pobres, empregados, desempregados, empresários: de qualquer gênero, etnia, peso, altura, filiação, idade…. Moradores do interior, de metrópoles, de rua, da Casa Branca, do Palácio do Planalto, de Hollywood… 

Por isso (embora, não só por isso), é responsabilidade de todos combater a proliferação e conter a velocidade de disseminação do vírus. E, por mais controverso que possa parecer (já que a recomendação é o distanciamento das pessoas), esse é um momento de união; a vida e a saúde de cada um de nós, depende de consciência e ações coletivas. Não podemos nos abraçar, beijar, tocar, mas devemos nos manter unidos. 

Faço votos, no entanto, que essa união não seja temporária, que permaneça após a pandemia, que se transforme em hábito. Temos e teremos muitas outras guerras a vencer, visíveis e invisíveis, conscientes e inconscientes: degradação ambiental, trabalho escravo, câncer, depressão, dengue, escassez de água, concentração de renda, vulnerabilidade social, recuperação econômica… variáveis de uma complexa equação civilizatória contemporânea. Aproveitemos a crise para refletir e mudar nosso olhar e comportamentos. Para inovar e empreender pelo bem coletivo. Afinal, a COVID-19 nos (re)lembrou que somos todos seres humanos, apenas seres humanos: vulneráveis, frágeis e dependentes uns dos outros. 

Você sabia?

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em razão das medidas relacionadas à contenção da propagação do COVID-19, prorrogou até 16 de abril o prazo de submissão de projetos a Chamada Pública de apoio a eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação, coordenados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICT de Santa Catarina (Proeventos). Mais informações: http://www.fapesc.sc.gov.br/fapesc-prorroga-prazo-de-submissao-no-proeventos-2020-2021/  

Fique atento!

Com o objetivo de cumprir as determinações do Decreto 515, do Estado de Santa Catarina de 17 de março de 2020, que declarou situação de emergência em todo o território estadual para fins de prevenção e combate ao COVID-19, a Unisul (Fundação, Universidade e Colégio Dehon), suspendeu as atividades administrativas presenciais no período de 18 a 24 de março de 2020, interrompendo assim os atendimentos à comunidade externa.