domingo, 29 de março de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul - AGETEC

O papel do administrador para o desenvolvimento

Por Jonas Schneider

Publicado em 12/03/2020 23h18

O papel do administrador para o desenvolvimento

Os administradores da atualidade têm um importante papel para o desenvolvimento das organizações e da sociedade. Além de desenhar estratégias, definir metas e gerenciar pessoas, os administradores têm como missão conduzir todo o processo estratégico das organizações, realizando inovações que podem proporcionar impacto positivo para o desempenho, melhorar a vantagem competitiva, proporcionar ganhos de mercado e econômicos. É através do exercício da função do administrador que as pessoas trabalham em prol de um objetivo, construindo um sistema forte, com foco e entregas de alto valor agregado.


O desenvolvimento das organizações e da sociedade requer pessoas qualificadas para conduzir as funções técnicas, de gestão e de liderança. São muitas as categorias profissionais que desempenham um papel importante para o desenvolvimento da sociedade. Mas o papel de liderança, inerente ao administrador, causa significativo impacto para resultado individual e coletivo. Um administrador instalado na iniciativa privada pode fazer uma história de sucesso em uma empresa, levando-a do zero a ser líder de mercado, empregando milhares de pessoas e conquistando alto valor de mercado. Um administrador público pode proporcionar significativos índices de desempenho, atraindo empregados, investimentos, além de proporcionar saúde e educação de qualidade.


O papel do administrador pode ser ocupado por qualquer indivíduo com habilidades para liderar pessoas e gerenciar recursos, embora, a formação em administração, proporciona conhecimentos fundamentais para ocupar a posição de administrador. A formação acadêmica em administração possibilita conhecer sobre marketing, finanças, gestão de pessoas e estratégia, o que permite ao líder ter maior condições de desempenhar com qualidade e profundidade o seu papel. 


O administrador do século de hoje é desafiado a buscar maneiras cada vez mais inteligentes, ágeis e sofisticas de exercer seu papel. A globalização tornou os mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos, exigindo das pessoas que estão à frente das organizações, agilidade e inovação. A visão sistêmica precisa estar presente no administrador, uma vez que a sustentabilidade de projetos e processos precisa ser plena. As estratégias precisam considerar as oportunidades e desafios de hoje e estar alinhadas as intenções futuras da organização. As principais contribuições do administrador estão ligadas a condução das pessoas para atingir um objetivo, mas não se exclui a necessidade de vencer grandes desafios, como fidelizar clientes e viabilizar projetos com pequena monta de recursos. 


Você sabia!

Pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial no início do deste ano aponta que as organizações contratantes têm valorizado uma combinação de competências, sendo que a criatividade domina o topo da lista. A originalidade, iniciativa e pensamento crítico também são relevantes para o mercado de trabalho devido aos avanços da tecnologia e da automação, que geram novos empregos e exigem mais competências. A pesquisa releva que as organizações buscam profissionais com habilidades pessoais como persuasão, colaboração, adaptabilidade e gerenciamento de tempo. No que tange as competências técnicas, busca-se profissionais com habilidades relacionadas a computação em nuvem, seguida pela inteligência artificial, raciocínio analítico, gestão de pessoas e design da experiência do usuário. 


Fique Atento!

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) em parceria com o Sistema FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina)/Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC), convida empresas, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) públicas e privadas, órgãos de Governo e entidades do terceiro setor sediadas em Santa Catarina, através da Chamada Pública FAPESC nº 10/2019,  a apresentarem projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) com o intuito de obter bolsas de apoio à inovação. Saiba mais em: http://www.fapesc.sc.gov.br/edital-de-chamada-publica-fapesc-no-10-2019-programa-talento-inovador-sc-em-fluxo-continuo/.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2020.