A integração entre as modalidades presencial e a distância na Unisul

Sinto-me muito honrada em apresentar a Prof. Doutora Patrícia da Silva Meneghel, por quem nutro grande admiração. Sua autodescrição é tão bem encadeada que não ousei modificar suas palavras, as quais reproduzo literalmente.

“Sou mãe, filha, sogra e avó, mas, ser avó é algo tão sublime que nem tenho palavras: minha neta Isabela tem 6 meses e já encanta nossa família com toda a vivacidade e ternura que uma criança inspira! Também sou professora, Doutora em Ciências da Linguagem, Mestre em Educação e graduada em Ciência da Computação e Letras. Atualmente, professora da Universidade do Sul de Santa Catarina nas modalidades presencial e a distância. Na modalidade presencial, atuando na graduação, em cursos de licenciaturas (Filosofia, Sociologia, Pedagogia), no âmbito das tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas ao contexto educacional. 

Na pós-graduação, com foco na área de Gestão do Conhecimento, no MBA em Gestão Estratégica e cursos de Pós-Graduação em Gestão Escolar, com tecnologias aplicadas à gestão educacional. Na modalidade a distância, atuando como professora, com disciplinas na área de Sistemas de Informação e Tecnologias aplicadas ao contexto de diferentes áreas profissionais: Gestão Pública, Segurança Pública, Turismo, Marketing, Administração, além de disciplinas na área de Letras, como Universidade e Ciência. 

Também professora conteudista da UnisulVirtual e orientadora de trabalhos de conclusão de curso de Pós-graduação em Projetos de TI, Governança em TI. Na parte administrativa da Unisul, atuo na gestão das Unidades de Aprendizagem Virtual (UAV), que são disciplinas cursadas a distância pelos alunos da modalidade presencial da Unisul (Campus norte e sul da Unisul) e também na CPA – Comissão Própria de Avaliação. Além dessas atividades, sou também professora avaliadora do INEP – MEC”. Eu, particularmente, acrescentaria a esta breve biografia, a grandeza de caráter e a doçura da Prof. Patrícia. Embora forte e determinada, sua voz serena sempre entoa palavras suaves e acolhedoras, fazendo tudo parecer mais leve. 

A INTEGRAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA UNISUL

Patrícia da Silva Meneghel (professora e gestora das Unidades de Aprendizagem Virtuais)

patricia.meneghel@unisul.br

A modalidade a distância na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) se consolidou não só pela oferta de cursos de excelência nas áreas de graduação, pós-graduação e extensão, mas também por corroborar a flexibilidade entre as modalidades de ensino da Universidade: presencial e a distância.

A oferta de disciplinas na modalidade a distância está fundamentada nos Artigos 80 e 81 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O Artigo 80 estabelece a plena equivalência entre a educação presencial e a educação a distância, permitindo a convalidação de estudos entre as modalidades e, inclusive, a transferência de estudantes entre as modalidades, sem a distinção dos títulos obtidos numa ou na outra modalidade.

A UNISUL, ao promover, em nível institucional, a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação presenciais, propõe que seja considerada prioridade a inclusão de disciplinas a distância nos limites da legislação vigente (até 20% da carga horária do curso), respeitadas as peculiaridades inerentes a cada curso.

O grande diferencial dessa proposta é fazer com que haja uma integração entre as modalidades de ensino da Universidade e, sobretudo, que o aluno do presencial tenha a oportunidade de transitar pelas diversas formas de ensino e ambientes de aprendizagem que a Universidade disponibiliza, efetivando a inclusão digital e constituindo uma oportunidade de vivências, experiências e competências despertadas pelo mundo virtual.

Ao migrar de uma sala de aula presencial para um ambiente virtual, estudantes e professores passam a interagir de forma diferenciada e inovadora e, ainda, passam a ter assistência de outros agentes que compõe a modalidade a distância: assistentes pedagógicos, coordenações, designers instrucionais e gráficos, acessibilidade etc, através da interação e da cooperação que passa a ser efetiva com o uso das ferramentas disponibilizadas no espaço virtual de aprendizagem.

A disponibilidade de disciplinas a distância na UNISUL, além de oferecer a oportunidade da inovação metodológica e do acesso às novas tecnologias, procura estar em sintonia com o próprio mercado de trabalho que, segundo projeções do Fórum Econômico Mundial, estima-se que cerca de 65% das crianças que hoje estão no ensino primário irão trabalhar em empregos ainda não inventados que, por certo, terão muita relação com as tecnologias de informação e comunicação.

Em um contexto prático, pode-se dizer que a tecnologia integra a vida das pessoas desta geração, oxalá das gerações futuras! 

Assim, é função fundamental da Universidade estar em sintonia com essas tendências e, sobretudo, preparar seus estudantes para serem cidadãos críticos, transformadores e criativos na nova era.

A oferta de disciplinas a distância nos cursos presenciais tem, portanto, um papel transformador na vida acadêmica dos estudantes e na formação de suas competências. 

Segundo o portal Desafios da Educação, um estudo anual conduzido pelo Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (ECAR, na sigla em inglês), realizado com mais de 100 mil estudantes norte-americanos, apontou que 70% deles aprendem melhor em um ambiente de ensino misto (on e off-line). Além disso, cerca de 50% dos alunos afirmaram estar mais ativamente envolvidos em aulas que usam tecnologia. 

Nessa perspectiva, a integração entre as modalidades presencial e a distância na Unisul demonstra estar em sintonia com as tendências mundiais quando se fala de educação aliada à tecnologia.

 

Você sabia?

Foi publicada no D.O.U a PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior, revogando, assim, a Portaria MEC nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018.Anteriormente, a oferta de EAD para cursos presenciais era limitada a 20% da carga horária total do curso, mas podia ser ampliada para 40%, desde que atendidos determinados requisitos exigidos pelo MEC. Agora, a Portaria Nº 2.117 flexibiliza a possibilidade de oferta EAD para até 40% da carga horária de todos os cursos superiores presenciais, com exceção apenas do curso de Medicina.

Fique atento!

As matrículas para as disciplinas a distância na UNISUL – Unidades de Aprendizagem Virtuais (UAV) – estão abertas para os que já são estudantes da Universidade! Se você não é estudante da UNISUL poderá cursar uma disciplina especial a distância, através do link: http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/cursos-de-curta-duracao/disciplinas-ou-unidades-de-aprendizagem-especiais-a-distancia/