Jonas Schneider apresenta o professor Rennan de Medeiros

Apresento o amigo pesquisador da semana, o professor Rennan de Medeiros. Um grande empreendedor na Unisul, que atua com prestação de serviços tecnológicos e pesquisa científica no setor da construção civil. Desenvolve trabalhos exitosos e com significativa contribuição para o setor da construção civil, principalmente na região da Amurel. Exerce o papel de coordenador do Laboratório de Engenharia Civil da Unisul.

O professor Rennan Medeiros iniciou sua vida acadêmica na universidade do Sul de Santa Catarina cursando Engenharia Civil. Desde de o primeiro semestre foi bolsista de Incitação Científica pelo programa financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina – Artigo 170, tendo recebido 5 bolsas em 5 diferentes projetos. Além destas bolsas, teve a oportunidade de participar e coordenar projetos de consultoria para obras de destaque na região sul de Santa Catarina como aqueles desenvolvidos pelo LEC para obra Túnel do Morro do Formigão e a Ponte de Laguna, sempre na área de tecnologia de concreto e patologia das construções. Ao final de sua graduação, foi aceito como aluno de do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolveu sua pesquisa, também em tecnologia de concreto obtendo o título de mestre. Rennan, atualmente, é professor do curso de Engenharia Civil da UNISUL, Professor Supervisor do Laboratório de Engenharia Civil (LEC) do mesmo curso e pesquisador dedicado a busca por soluções de problemas demandados pela indústria da construção civil.

Está semana o professor Rennan debate sobre os desafios e perspectivas da inovação no setor de construção civil.

INOVAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Rennan Medeiros/ Professor do curso de Engenharia Civil

rennan.medeiros@unisul.br  

Nos dias atuais é crescente a necessidade da busca por inovações nos diferentes setores da indústria, chamamos os tempos atuais de revolução digital 4.0. Contundo, como podemos identificar a aplicação destas tecnologias na construção civil, um dos setores mais antigos da indústria. Este setor segue aplicando técnicas a muito desenvolvidas que necessitam de atualização, mas que seguem, mesma que vez ou outra, apresentam problemas patológicos que mais tarde são apontados como originados na etapa construtiva. Estas falhas cada mais comuns na mídia precisam ser evitadas, e para isso precisamos inovar e aperfeiçoar os métodos e as etapas empregados no processo construtivo. Entretanto, podemos dizer que já estivemos mais longes, avanços já podem ser listados nas diferentes etapas do processo construtivo. Em certas etapas já podem ser observados avanços como no fornecimento de materiais, passando pelas montagens dos elementos constituintes das edificações e obras de arte especiais, até no monitoramento das estruturas durante sua vida útil, de forma a garantir sua durabilidade necessária.

Iniciando pelos materiais constituintes, destaca-se o concreto – material mais utilizado na construção civil, que possui histórico de expressiva variabilidade produtiva devido ao seu comportamento tixotrópico e sua sensibilidade às falhas humanas, como muitos outros materiais. A fim de reduzir a variabilidade produtiva, garantindo maior exatidão nas propriedades requeridas com o emprego de menores quantidade de materiais que contribuem para o efeito estufa, foi desenvolvido nos Estados Unidos pela empresa GCP Applied Technologies o sistema VERIFI®. Este sistema, que controla a produção do concreto através de conceitos de inteligência artificial, permite medir, gerenciar e ajustar as propriedades do concreto em tempo real, desde o carregamento na Central Dosadora de Concreto (CDC) até a sua deposição final na forma, tirando estas funções dos operadores, como balanceiros e motoristas. Com mais de 3 mil caminhões betoneira com este sistema em pleno funcionamento em várias regiões dos EUA, Londres e Cingapura, a tecnologia chega ao Brasil para revolucionar as CDC.

A fim de otimizar o controle dos processos de montagem dos elementos que compõem as edificações, foi desenvolvido um aplicativo para smartphones que contempla a aquisição de informações desde a montagem das formas e das armaduras, passando pela concretagem e pela cura, finalizando na desforma dos elementos de concreto armado e/ou protendidos. Estas informações contemplam desde quantidade de materiais utilizados, tempo para desenvolvimento de cada etapa e quantidade de pessoas envolvidas, até a compatibilidade do executado com projeto em tempo real. Isto previne o surgimento de problemas vivenciados em obras construídas anteriormente que estão em uso e que geram expressivas cifras para sua recuperação.

Uma construção deve ser pensada e executada de forma a garantir seu uso durante toda sua vida útil, atendendo os requisitos estabelecidos em projeto para garantir o conforto e segurança dos usuários. Assim, uma etapa antes negligenciada, mas atualmente em alta no setor, é o monitoramento e a manutenção das edificações e das obras de arte. Para que esta etapa seja realizada com a precisão necessária, sem gerar desconforto aos usuários nem avarias aos elementos que compõem as construções, é necessário o uso de equipamentos e sistemas high tech. Foram desenvolvidos equipamentos que permitem a investigação das condições da camada passivadora e protetora das armaduras até o potencial de corrosão instalado nas barras de aço, sem causa nenhum dano a estrutura, utilizando princípios de ressonância magnética, por exemplo.

Estes avanços mostram que a construção civil, mesmo que um pouco mais tarde que outros setores, tem buscando utilizar de conceitos da Industria 4.0 para otimizar seus processos, proporcionando maior qualidade aos seus produtos com o mínimo de materiais possível e buscando a sustentabilidade de seus processos, contribuindo para conservação do planeta.  

Você sabia?

O curso de Engenharia Civil da UNISUL em busca de continuar contribuindo para o aprimoramento dos profissionais da construção civil lançou em 2019 dois novos cursos de Especialização – Patologia das Construção e Tecnologia do Concreto, com grandes nomes da Engenharia Civil nacional no seu corpo docente.

Fique atento!

As inscrições para o curso de Engenharia Civil da UNISUL pelo histórico escolar estão abertas.