O FAZER PEDAGÓGICO NA UNISUL

Profª. Luciana Flor Correa Felipe (luciana.flor@unisul.br)  apresenta a
Profª. Adriana Mendonça Destro (adriana.destro@unisul.br)

Minha amiga pesquisadora…

Na matéria desta semana, apresentarei a querida Professora Adriana Mendonça Destro, uma alma incrível, muito animada e comprometida. Casada com o Sr. César Augusto Destro, há mais de 24 anos, é mãe de Caio e Isabela. 

Na Unisul, atua como docente desde 1993, na área de matemática nos cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Aeronáuticas, Agronomia, Química, Matemática, Ciências Contábeis e Administração, modalidades presenciais e/ou a distância. Na Pró-Reitoria de Ensino atua na área de projetos pedagógicos de cursos de graduação bacharelados, licenciaturas, tecnólogos, sequenciais e Cursos Técnicos, desde 1998. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por quase 8 anos e o Curso de Formação Pedagógica – Uniedu por quase 3 anos. 

Sua atuação tem como abrangência a participação no Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid–Forpibid; a Coordenação do Fórum Estadual dos Coordenadores Institucionais do Fórum do Pibid-Forpibid/SC; a Vice Coordenação do Fórum do Pibid Região Sul-Forpibid/Sul; a Presidência da Comissão de Acompanhamento do Pibid/Unisul; a participação do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente/Santa Catarina (FEPAFD/SC); a integração do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). 

Na Unisul atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino de matemática, formação de professor e elaboração, análise, avaliação, implementação de projetos pedagógicos de Cursos Técnicos e Cursos de Graduação – Bacharelado/Licenciatura/Tecnologia/Sequenciais. 

Mulher forte, empoderada, organizada e comprometida no planejamento de suas ações, a profa. Adriana tem amplo conhecimento em sua área de atuação com envolvimento mais especificamente na gestão e formação pedagógica. Com a Profa. Adriana “todo dia é um novo dia”. Então, vamos ver o que ela tem a nos dizer. Não tenho dúvidas que a leitura será um deleite…

O fazer pedagógico na Unisul

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o documento que esboça o trabalho que se pretende realizar, sendo considerado o instrumento de gestão mais importante utilizado pela Coordenação e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE). O PPC é, portanto, o documento que representa o planejamento e organização do curso possuindo parâmetros que orientam o que será realizado e o que é almejado, como também orienta os docentes no planejamento de sua unidade de aprendizagem, de modo a concretizar a política educacional da instituição.

Na Unisul a equipe técnica da Proeppexi é a instância responsável por orientar a preparação/reformulação do PPC, que, além de ser elaborado de forma coletiva, com a participação da comunidade acadêmica, envolvendo docentes e discentes, deve observar as especificidades próprias de cada área do conhecimento, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Superior (DCN), do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da comunidade escolar e da região onde o curso está inserido e, ainda, estar comprometido com a inovação. Tudo isso para garantir uma visão de totalidade, que represente a instituição, e sirva como apoio a um processo de ensino e aprendizagem inovador, enquanto fazer educativo e, comprometido com desenvolvimento humano e social.

O PPC deve abordar número de vagas ofertadas; turno de funcionamento; carga horária total; legislação; contexto da IES e do curso; concepção do curso de graduação; objetivos geral e específicos; perfil de formação; fundamentos da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa; princípios educacionais a serem adotadas na condução do processo de ensino e aprendizagem; recursos tecnológicos; currículo e sua operacionalização; projeto de certificação, de estágio e trabalho final de curso; processo de avaliação; infraestrutura física, tecnológica e de pessoal; e, atividades complementares. Quando se tratar de cursos oferecidos na modalidade a distância, o PPC deve abordar, também, infraestrutura física, tecnológica e de pessoal dos polos dentre outros elementos exigidos, quando for o caso. Enfim, o PPC é um documento rico, completo e que reflete o compromisso institucional com a educação de qualidade. Se você não conhece o PPC do seu curso ou daquele que pretende cursar, peça ao Coordenador. Na Unisul teremos prazer em lhe apresentar. Até mais!! 

Você sabia?

A Unisul oferece cursos de curta duração nas modalidades presencial e a distância e com opções para estudantes internacionais. Os cursos são abertos a estudantes com ou sem vínculo com a Universidade, que estejam interessados em ampliar seus conhecimentos, complementar seus estudos ou obter uma formação técnico-profissional. Conheça as opções de cursos de curta duração, acesse a lista de cursos e veja como ingressar. Mais informações: http://www.unisul.br/wps/portal/home/como-ingressar/cursos-de-curta-duracao

Fique atento!

Optando pelo processo seletivo do Histórico Escolar, você só precisa ter um certificado de conclusão do ensino médio, fazer sua inscrição e apresentar os documentos exigidos. A inscrição é sem cobrança de taxa e totalmente on line e há possibilidade de ingressar durante todo o semestre, havendo vagas. Os estudantes inscritos a partir de 5/12/2019, com documentação aprovada e dispondo de vagas no curso escolhido, estarão automaticamente matriculados na Unisul. Mais informações: http://www.unisul.br/wps/portal/home/como-ingressar/graduacao/historico-escolar-presencial