sábado, 07 de dezembro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul - AGETEC

Adolescentes empreendedores: por que não?

Publicado em 18/09/2019 00h09

Quando se fala de pessoas empreendedoras, muitos imaginam que está se falando de jovens e adultos - o que de certa forma, procede. Afinal, a vontade de empreender tem atingido principalmente esses públicos. Mas, muitos adolescentes também estão cheios de ideias surpreendentes e inovadoras. Ideias que podem ter grande sucesso de mercado e inspirar muita gente “grande”, a estruturar seus negócios. Isto porque, o diferencial está justamente nas fantasias que os adolescentes possuem, e muitas delas podem se transformar em extraordinários empreendimentos.

Já parou para pensar nisso?
A facilidade de acesso a informações e o avanço da tecnologia, tem impulsionado cada vez mais adolescentes ao mundo do empreendedorismo; eles são intuitivos, unem paixão e inovação e começam, na maioria das vezes, focando em soluções para problemas reais de seu próprio cotidiano. Essa faixa etária, em geral, não tem medo de correr riscos e, além disso, está disposta a colocar a “mão na massa”. Dados mostram que o número de jovens de 18 a 35 anos que deu esse primeiro passo aumentou para 57%, em 2017.

Isso não significa que os adolescentes devem ser estimulados a cometer atos de loucura em nome de um negócio ou simplesmente, a agir por impulso; mas que devem ser convidados e estimulados a sair um pouco da famosa zona de conforto, e se arriscar. O segredo está em motivá-los a não temer os “ponta pés” que uma vez ou outra a vida pode lhes dar e, mostrar que isso é completamente normal.

Sua vida com certeza vai ter muito mais conquistas que arrependimentos
Conforme Rafaela de Figueiredo, 15 anos, estudante do Colégio Dehon, “se você começa inovando e fazendo algo que deseja, por mais que seja arriscado, sua vida com certeza vai ter muito mais conquistas que arrependimentos. Não podemos ficar perpetuando a monotonia com o incessante medo de fracassar simplesmente por receio de ouvir àquelas três letrinhas: NÃO. Embora gere algum impacto em nosso ego, essa simples palavra não pode nos impedir de realizar algo diferente e de ousar”.

Olhe a vida sob outros prismas
“Pense diferente, tome decisões com base em seus fundamentos, mesmo que a maioria caminhe na direção contrária, acredite em você”, completa Rafaela.

Os adolescentes de hoje, em breve estarão no comando do mundo e é muito favorável que estejam preparados para olhar a vida sob outros horizontes, além do celular. Além disso, o significado de empreendedorismo vai muito além de abrir uma empresa e ultrapassa a barreira dos negócios. Empreender incorpora o desenvolvimento de competências relacionadas à inovação, administração financeira, orçamento pessoal, desenvolvimento sustentável, planejamento, organização e execução de ideias, sempre levando em conta o indivíduo e seu papel na coletividade.
Bora empreender?


Você sabia?
Na quarta-feira da semana passada, ocorreu na Unisul o lançamento do edital de chamamento público 0001/2019, que selecionará projetos de soluções inovadoras que contribuam com questões de interesse da área da saúde. As diretrizes do instrumento foram elaboradas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tubarão, hoje presidido pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e constituído por representantes do Senac, Senai, Sebrae, Unisul, Ifsc, Câmara de Vereadores, Ajet, Ampe, Acit, Sindicont, Atec, CDL.


Fique atento!

O edital de chamamento público 0001/2019 investirá até R$ 250 mil na forma de recursos financeiros não-reembolsáveis, para projetos nos eixos de: 1. Produtos e equipamentos; 2. Softwares e aplicativos; 3. Eficiência na gestão em saúde; 4. Eficiência na prestação de serviços em saúde. Cada projeto aprovado poderá receber até R$ 50 mil. O edital completo pode ser acessado em: http://bit.ly/2lLRmK2.


"Todo mundo gostaria de se mudar para um lugar mágico. Mas são poucos os que têm coragem de tentar.”  Rubem Alves


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.