A universidade das soluções

Assim como ocorre em alguns outros países, a economia brasileira geralmente funciona dentro de ciclos econômicos; ora mais, ora menos favoráveis para o setor produtivo, assim como para a sociedade em geral. Essa oscilação nem sempre é fácil de ser administrada, sobretudo pelas empresas.

Por isso, para encarar (e se sobressair) a crise, é necessário além de atuar ativamente nos gastos e custos gerais da empresa, ter uma cultura de inovação. Por mais que a crise ameace o negócio, ela também pode trazer novas oportunidades e gerar a necessidade de novos produtos e soluções, consequentemente, as condições desfavoráveis do momento econômico podem ser usadas de maneira benéfica pelos empreendedores.

No entanto, como a inovação requer pesquisas, melhorias e investimentos, muitos empresários brasileiros acabam encarando como custo o que deveria ser visto como investimento. A inovação, é indispensável para que uma empresa se mantenha competitiva e não acabe sendo substituída por outras opções disponíveis no mercado. Dentro desse cenário, é preciso pensar em formas de expandir a competitividade e conseguir resultados que sejam não apenas melhores, mas também consolidados.

Um complexo de produtos e serviços de alto valor agregado
Pensando nisso, a Universidade do Sul de Santa Catarina criou o Unisul Soluções – um complexo de produtos e serviços de alto valor agregado, concebido para solucionar demandas de mercado e problemas do setor público e privado. As soluções são inovadoras e escaláveis e, quando necessário, também podem ser customizadas.

O Unisul Soluções tem um portfólio extenso e robusto, desenvolvido por profissionais altamente qualificados, que se propõem a resolver problemas de pequena, média e grande complexidade, por meio de pesquisas, prestação de serviços, prototipagem, desenvolvimento de tecnologias e de produtos, em diversas áreas do conhecimento. Segundo o Prof. Paulo Boff, diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo da universidade e Coordenador da estratégia, “com o Unisul Soluções o empresário passará a ter uma preocupação a menos, pois contratará pontualmente a solução que precisa, e não terá que gerenciar os profissionais que (direta e indiretamente) a desenvolverão. Nem tampouco, montar infraestrutura para isso; e, ainda receberá um produto/serviço/resultado de comprovada qualidade que agregará mais valor ao produto que oferece.

Organizado a partir da ideia de Transversais – que são áreas estratégicas, definidas a partir de um olhar sobre o mercado/sociedade (setores portadores de futuro identificados pela Fiesc, verticais Acate, empresas etc.) – o Unisul Soluções possui potencial de desenvolver serviços e soluções inovadoras de forma individual, interdisciplinar ou ainda interconectada por propósitos específicos. Atualmente, três Transversais estão disponíveis: Inovação e Serviços Tecnológicos Industriais; Serviços e Tecnologias Educacionais; Desenvolvimento Regional e de Negócios, sendo que, cada uma delas se abre num enorme leque de possibilidades de soluções.

A Universidade não é um espaço onde acontecem apenas “aulas”, mas onde se produz conhecimento
O professor Paulo ainda complementa que, “ao contrário do que muitos pensam, a universidade não é um espaço onde acontecem apenas “aulas”. Antes disso, é um “espaço de produção de conhecimento” pois ao ensino estão legalmente atreladas a pesquisa e a extensão. E, não podemos esquecer que, mais do que professores, os docentes são profissionais, pesquisadores e provedores de soluções”.

Assim, é muito importante ampliar o olhar e analisar as novas oportunidades que estão se abrindo para a expansão e/ou consolidação dos negócios. Tomar consciência das possibilidades de soluções para pequenas, médias e grandes empresas, bem como, para instituições e setor público é um passo crucial para vencer a crise, buscar mais reconhecimento de mercado, mais lucratividade e mais sucesso em geral.

Você sabia?
A Unisul realizou um mapeamento de todas as competências dos professores e técnicos da universidade, visando levantar o maior número de profissionais que possam atuar neste cenário. As áreas de atuação estão divididas em transversas e eixos.

Transversal de Inovação e Serviços Tecnológicos Industriais: coordenada pelo professor Anderson Soares André, envolve os seguintes setores produtivos: agroalimentar, biotecnologia, cerâmica, construção civil, energia, fármacos, meio ambiente, nanotecnologia, produtos químicos e plásticos, saúde, têxteis e confecções, tecnologia da informação e comunicação.

Transversal de Serviços e Tecnologias Educacionais: coordenada por Marcelo Tavares, é composta por eixos temáticos que englobam produtos, serviços e soluções completas para educação em todos os níveis como: LMS, plataforma de videoconferência, plataforma de avaliações online, educação corporativa e educação inclusiva, editoração, consultoria e formação pedagógica, produção de recursos educacionais, desenvolvimento de metodologias, design estratégico de negócios, gestão estratégica e do desempenho etc.

Transversal de Gestão, Desenvolvimento Regional e Negócios: coordenada por Fabrício da Silva Attanásio envolve soluções para a gestão pública, de negócios empresariais, gestão universitária, organizações sociais e desenvolvimento regional. Outras informações: unisul.solucoes@unisul.br; (48) 3621-3986 ou (48) 98826-4519.

Fique atento!
O CNPq está recebendo, até o próximo dia 23, propostas para apoio financeiro não-reembolsável, de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico científicas e docentes. Outras informações: http://cnpq.br/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&idDivulgacao=8922&filtro=abertas&detalha=chamadaDetalhada&id=47-1398-6426.

“Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna, experimente”.  B.F. Skinner