quinta, 22 de agosto de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul - AGETEC

Sempre é tempo de empreender

Publicado em 31/07/2019 00h31

Sempre é tempo de empreender

Se você acha que já passou da idade ou do momento da vida apropriado para empreender, sugiro que reveja seus conceitos. Muitas pessoas estão inovando, iniciando novos negócios e fazendo planos de crescer, justamente porque possuem conhecimento acumulado, experiência de vida e maturidade profissional. Calcula-se que por volta de 3,1% dos empreendedores brasileiros têm mais de 60 anos e, que com o aumento na qualidade de vida, o número de empresários nesta faixa etária não vai parar de subir. 

A tubaronense Ieda Felipe dos Santos faz parte desta estimativa. Servidora pública de carreira, a supervisora escolar que já ocupou vários cargos técnicos e de gestão na área da educação e, hoje está aposentada, vivenciou, em 2016, o processo de transição da aposentadoria para o empreendedorismo e, a realização de um sonho de infância. Inspirada pelos avós, que praticavam a agroecologia como modo de subsistência e na certeza de que a agricultura orgânica lhe proporcionaria produtos de qualidade e consequentemente mais saúde e bem-estar, adquiriu em Indaial, município de Gravatal, um terreno que transformou no Sítio Florença - Unidade de Produção Agroecológica. “Foi um trabalho árduo pois queríamos manter as características naturais do local” relata a senhora Ieda. “Além das iniciativas de destoca da área onde havia plantação de eucaliptos, limpeza, analise e correção do solo para iniciar o plantio orgânico, nos associamos a cooperativas locais (Cooperfamília, Cooperazul, ITCP/Unisul), ao Núcleo Serramar de Agroecologia, ao Grupo Terras de Anita, ao Sindicato Rural, a Rede Ecovida de Agroecologia, a Rota Caminhos e Sabores e ainda contamos com a colaboração da Epagri. O cooperativismo foi fundamental nesse processo”, complementa a empreendedora. 

Atualmente, o Sítio produz maracujá, ervilha, alface, batata doce, repolho, cenoura, aipim, abobora, milho, melancia, couve, cebola, salsa, gengibre, rabanete, brócolis, alecrim, manjericão, orégano, hortelã, pimenta, alho, rúcula, chicória, taioba, coentro entre outras culturas. Também há animais como galinhas, patos e gansos. Um pomar com mais de 300 arvores frutíferas e, uma área agroflorestal. Toda a produção possui certificação de conformidade orgânica. Os produtos são comercializados em feiras livres e por meio da entrega domiciliar semanal de “cestas de orgânicos” que funciona por intermédio de um grupo do WhatsApp, onde os clientes acompanham semanalmente a lista dos produtos disponíveis e fazem seus pedidos.

Os próximos projetos do Sitio Florença estão relacionados ao turismo rural (caminhadas ecológicas, parada de ciclistas, visitação a áreas nativas, nascentes e açudes) e a aquisição direta de produtos pelo consumidor (no formato colha e pague), respeitando a época de colheita.

Como você pode ver, sempre é tempo de empreender e realizar sonhos! Inspire-se e empreenda você também!


Você sabia?
Se você está ingressando ou está regularmente matriculado na Unisul, pode receber diferentes tipos de descontos na mensalidade do seu curso e participar da seleção de Bolsas de Estudo e Pesquisa. Outras informações: http://www.unisul.br/wps/portal/home/meus-servicos/sou-aluno/bolsas-e-descontos#matriculado.


Fique atento!

A Fapesc recebe, até o próximo dia 29, propostas de ideias inovadoras de empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado de Santa Catarina para concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis). Não perca a oportunidade de iniciar ou alavancar seu negócio. Mais informações: http://www.fapesc.sc.gov.br/.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.