A viabilidade da inovação

Foto: Divulgação/Notisul
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Professor Jonas Schneider
www.unisul.br/agetec

Uma ideia inovadora precisa ser viável para justificar a inclusão no mercado. Questões técnicas, operacionais, mercadológicas, legais e financeiras precisam ser avaliadas duramente o processo de estudo e análise de viabilidade.

A questão-chave da inovação é atender as necessidades e desejos do público consumidor. Se não motivar o interesse do cliente, não há razão para desenvolver e colocar no mercado um projeto inovador. Para a empresa, os produtos e serviços inovadores precisam ter sucesso no mercado, e deve ser convertido em geração de valor financeiro, bem como, o fortalecimento da estratégia organizacional.

Os consumidores almejam das organizações novidades em produtos e serviços, mas, a novidade precisa estar acompanhada de valor justo, desenvolvidos dentro dos princípios legais e éticos, e que atendem minimamente questões operacionais básicas. Os produtos e serviços inovadores não precisam necessariamente ter preço de venda menor do que os produtos tradicionais de mercado, mas o consumidor é elástico aos preços até determinado nível. Em termos práticos, a massa consumidora não está disposta a pagar cinco vezes mais em determinado produto só por ele ser da marca líder de mercado. 

No que tange as questões técnicas, se faz necessário compreender inclusive se é possível produzir em escala o produto ou serviço a ser comercializado, se existem insumos e competências pessoais para operacionalizar a produção do produto ou prestação dos serviços. Por mais diferenciadas que as inovações possam ser, é necessário ter coerência do invento com a sua usabilidade.

Os aspectos legais envolvem o registro e/ou certificação do produto ou serviço proposto junto aos órgãos de controle, tais como, ambientais, sanitários e de mercado. As questões morais consideram o relacionamento com consumidores, governo e sociedade como um todo.

A análise de viabilidade da inovação também considera a recuperação do investimento inicial. Por exemplo, se o produto gerar a margem unitária de R$ 0,10, precisa-se entender quantos produtos devem ser vendidos para recuperar o investimento inicial, e qual a estimativa de rentabilidade sobre o investimento incialmente aportado.

Questões técnicas, operacionais, mercadológicas, legais e financeiras precisam ser analisadas de forma integrada para gerar um parecer sobre o processo de inovação. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para estruturar essa avaliação, tais como Canvas ou um Plano de Negócios. No que tange aos profissionais envolvidos, é fundamental envolver pessoas com conhecimento técnico, mercadológico, financeiro, e que conhecem as questões legais especificas.

Você sabia!
Existe uma ótima oportunidade para quem pretende ampliar os conhecimentos e desenvolver pesquisas acadêmicas em administração. Está aberto processo seletivo para discentes do programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul, no nível de mestrado e doutorado em administração. O programa possui duas linhas de pesquisa: inovação e sociedade e avaliação de desempenho. Os candidatos podem se inscrever até o dia 31/07/2019, para obter maiores informações acesse: http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/mestrado-e-doutorado.


Fique atento!

Nesta sexta-feira, às 14h, a Unisul/Agetec, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Tubarão, receberão o presidente da Fapesc e sua equipe, para um evento de divulgação do Programa Centelha – que oferece recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação. O referido Programa, visa apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado de Santa Catarina. O evento é aberto ao público e acontecerá no Auditório de Coworking do Uniparque, localizado no 3º piso do Shopping Unisul.