O conhecimento aplicado

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

De que vale o conhecimento sem a devida aplicação? Parece ser um verdadeiro desperdício retê-lo ou compartilhá-lo com uma minoria. Boas ideias devem fluir aos quatro ventos. As tecnologias precisam ser compartilhadas e chegar a quem de fato necessita e fará o devido uso. Na atualidade, temos à disposição inúmeros artigos, livros, trabalhos acadêmicos, revistas, jornais, cursos de qualquer natureza, e muitas pessoas com a capacidade de armazenar e compartilhar conhecimento.  
As escolas, as universidades e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação são as principais organizações de produção e disseminação de conteúdo. É por meio desses vetores que o conhecimento pode ser estruturado e disseminado metodologicamente. Mas a geração e difusão de sabedoria não se limitam ao ambiente escolar e acadêmico. Uma relação de pai e filho, entre amigos, grupos de trabalho em organizações também são fontes de conhecimento.

Nota-se que bons conteúdos passam do passado ao presente. Basta fazer um olhar para as práticas de saúde, técnicas de plantio, pesca, engenharia, meios de transporte e tanto outros. O conhecimento pode ser utilizado para ajudar ou prejudicar determinado indivíduo ou sociedade. O desejável é que seja utilizado para melhorar um ambiente comunitário e a vida das pessoas.

No mundo da pesquisa acadêmica, existem bases de dados riquíssimas de conteúdos que permitem o acesso à produção científica por qualquer indivíduo, em qualquer lugar do mundo por meio do acesso às plataformas virtuais. As bases de dados possibilitam tal compartilhamento entre diferentes etnias, posições sociais, idades e gêneros. Embora as bases de dados estejam disponíveis para o acesso ilimitado, uma minoria da população acessa, de fato, a compreensão, quase que exclusivamente são mestres e doutores e alguns outros pesquisadores e organizações.

Um grande desafio é possibilitar que o conhecimento de ponta, tais como os conteúdos das bases de dados, passe a ser utilizado para melhorar a vida da sociedade. Embora exista disponibilidade de assuntos em bibliotecas, nas bases de dados e nas pessoas, etc., é necessário ter capacidade de análise por parte do receptor para se fazer bom uso. É necessária a extensão do conhecimento para as comunidades de forma que as mesmas possam se apropriar e utilizar em seu benefício.

O mundo necessita de indivíduos capazes de formar um elo entre o conhecimento estruturado e a extensão do mesmo. Em outras palavras, precisa-se de pessoas com boa capacidade de leitura, organização e disseminação. Acredito que este possa ser um caminho para a melhor aplicabilidade do conhecimento e desenvolvimento da sociedade.

Você sabia?
Que a Unisul possui, desde 2009, uma Agência, a Agetec -, que a partir da promoção e do desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo, visa fomentar a geração e aplicação do conhecimento (CT&I) de forma articulada com o setor produtivo, governo e organizações sociais, com foco na melhoria do ensino, pesquisa e extensão, além do crescimento social e econômico da comunidade? Outras informações: (48) 3621-3360 ou acesse o site: http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/agetec/home.

Fique atento!

Se você é designer, desenvolvedor, gestor de negócios, ou até mesmo curioso, mas tem uma ideia que gostaria de tirar do papel esta é a melhor oportunidade para torná-la um negócio escalável. Entre os próximos dias 24 a 26, ocorre mais uma edição do Startup Weekend (SW), em Tubarão, agora no Farol Shopping. Este é o maior evento de empreendedorismo digital do mundo. Já esteve em mais de 150 países, que criaram cerca de 2,9 mil startups pelo mundo. São 54 horas em que os participantes têm a missão de criar uma startup do zero, ou seja, desde a concepção da ideia até a prototipagem de um produto viável e a sua validação. Ao final, as equipes apresentam os projetos a uma banca de jurados qualificados, investidores, que avaliam o potencial da empresa, escolhendo, assim, a equipe vencedora. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: http://communities.techstars.com/brazil/tubarao-sc-brazil/startup-weekend/14478.