Trabalho com significado: nossos valores, nossa essência

“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”. Aristóteles

O trabalho ocupa uma grande parte da nossa vida. Em busca de uma vida profissional mais leve, harmônica, consciente e plena de significado, o trabalho é inserido como fonte de satisfação e de autorrealização, essenciais para construção do sujeito e de sua missão de vida.

Chegamos ao início de um novo ciclo. Intuitivamente estes períodos nos estimulam a procurar novos desafios, e também, naturalmente, muitas ideias surgem em nossa mente, provocadas pelo desejo de renovar. Que tal organizarmos tudo isso? Neste sentido, para esta semana, o convite é para reflexão, provocando-nos a repensarmos sobre nossas vidas. Como podemos agir para entrelaçar a relação de nossa “escolha” profissional com os nossos talentos? Como usar o tempo para construir um mundo melhor, com significado?

Segundo Sachuk e Araújo, (…) “pode-se considerar que o sentido do trabalho é oriundo de uma historicidade, isto é, estar em consonância com a época, com a cultura, com o modo de relacionar-se e compreender o mundo de cada sujeito e do grupo do qual fez e faz parte”.

Por isso, sobretudo as evoluções culturais e tecnológicas que envolvem o mundo como um todo, provocam alterações inclusive na forma de conceber o trabalho, redefinindo o seu papel na vida da sociedade e de cada indivíduo. “A felicidade proporcionada pelos bens materiais acaba rapidamente, enquanto as experiências se tornam parte de nossa identidade”, diz a especialista em tendência, Anne Lise Kjaer.

Na teia da vida, o nosso Eu pessoal e profissional não se desconectam, até porque somos uma pessoa só. Por isso o trabalho precisa estar integrado no que Eu acredito que seja importante na minha vida pessoal. “Trabalho e vida são uma coisa só, o ser humano é quem divide”. É, pois, um lugar para aplicarmos nossas aptidões particulares, fazendo o que nos dá prazer, unindo nossos talentos e nossas paixões em prol da coletividade, da sociedade que nos permeia, minimamente.
 
Ainda, segundo Maslow – “O que os humanos podem ser, eles devem ser. Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza”. Portanto, um dos grandes desafios está na percepção e fortalecimento dos nossos verdadeiros desejos, movidos pelas atitudes permanentes e perseverantes, por nossos propósitos de vida. Neste contexto, é fundamental o desenvolvimento de habilidades que nos permitam o autoconhecimento e um olhar mais amplo e sistêmico: quais são a minhas verdadeiras aptidões? O que eu faço com maestria? Qual trabalho me gera satisfação? Qual, então, seria a minha missão no mundo?

O mundo precisa dos mais diversos tipos de profissionais e há lugar para todos. Mais do que isso, o mundo clama por profissionais satisfeitos, realizados, determinados, comprometidos, disciplinados e responsáveis, ou seja, vivenciar na prática o seu potencial infinito, maximizando assim o seu sucesso profissional e pessoal.

Assim, o trabalho com significado é algo que nos faça empreender em nossas próprias vidas, fazendo uso de nossos talentos, paixões e habilidades para fazer diferença no mundo, imprimindo nossa autenticidade na história. E o mais interessante é conseguirmos manter tudo isso incólume com os fundamentos da inovação, que são a criatividade, a transformação, a ruptura de regras, o rompimento com o que existe e, principalmente, qualificar-se para atuar nessa direção. Permita-se e se realize!

Você sabia?
Que estão abertas inscrições no processo seletivo de 2019/1 para cursos de pós-graduação e MBA a distância da Unisul – Edital GR nº 1004/2018. Os candidatos podem se inscrever até o próximo dia 1º. Outras informações acesse: http://www.unisul.br/wps/portal/home/como-ingressar/inscricoesonline.

Fique atento!
Prepare-se para atuar no moderno mercado de integração tecnológica da IoT. O curso de pós-graduação a distância IoT: Internet das Coisas aborda questões técnicas e de soluções de negócios de forma integrada. Com ele você adquire a capacidade de atuar de forma estratégica e inovadora, embasado em normas nacionais e internacionais; identificar possibilidades de trabalho no mercado; desenvolver a comunicação e ser agente transformador na área, seja do ponto de vista das tecnologias e/ou das tendências do mercado. Outras informações: http://www.unisul.br//wps/portal/home/ensino/especializacao-e-mba/iot-internet-das-coisas-a-distancia/?unidade=23.