terça, 26 de março de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul - AGETEC

Quero inovar! Por onde começar?

Publicado em 24/10/2018 00h10

Quero inovar!  Por onde começar?
Foto: Divulgação/Notisul

A maioria das pessoas já entendeu que, seja na vida pessoal, profissional ou organizacional é necessário inovar e já aderiu a esse processo de transformação. Outras, no entanto, possuem esse desejo, mas não sabem exatamente como materializá-lo e colocá-lo em prática.

Para começar, é essencial ter clareza que inovar é um processo contínuo que acontece progressivamente. Por isso, não espere a condição perfeita, comece aos poucos, mas não deixe para amanhã! Também é importante estar sempre acompanhando as tendências e novidades. Fique esperto, “olhe o mundo com outros olhos”, permita que sua criatividade e a imaginação aflorem; mesmo que uma ideia inicial pareça um pouco “maluca”, preste atenção em sua intuição e permita-se amadurecê-la.

Percorra novos caminhos, novos trajetos, a simples mudança do percurso de casa para o trabalho pode lhe despertar horizontes antes não vislumbrados. Faça as mesmas coisas (quando não puder alterá-las instantaneamente) mas de forma diferente: mude a posição da mesa, dos objetos em cima dela, experimente um outro estilo de se vestir, pense em novas utilidades para os objetos da casa ou do escritório; a inovação às vezes está mais perto do que você imagina.

Procure trabalhar/viver de forma mais integrada e colaborativa; troque ideias, dê ideias, elogie ideias, sugira e colabore com a implantação de ideias. Diminua as hierarquias e as barreiras de comunicação: seus filhos, gestores, empregados, colegas de trabalho, alunos, são fontes riquíssimas de inovação, assim como você, eles também percebem o mundo e os problemas (da cidade, da sociedade, da família, da empresa, da escola...) e muitas vezes, só falta a eles a oportunidade de falar, para que juntos vocês identifiquem as soluções.

Também é interessante que você participe de eventos sobre inovação. Atualmente inúmeras atividades são realizadas para estimular esta característica nas empresas e nas pessoas e, muitas são gratuitas. Essa é uma forma interessante de se conectar com empreendedores, empresários, mentores e outras pessoas com anseios similares aos seus.

Se você já realiza essas ações de estímulo à inovação e até muitas outras, e o que está faltando é apenas investimento, uma alternativa é buscar recursos públicos e/ou privados. Há organismos hoje no Brasil, que fomentam a inovação com recursos reembolsáveis e não reembolsáveis, assim como, empresas/investidores/pessoas que aportam recursos em ideias promissoras.

Mas, se mesmo com todas essas dicas você ainda não conseguiu identificar ou consolidar uma forma de inovar... Se está convencido do poder da inovação e já fez várias dessas ações, mas não conseguiu estimular as outras pessoas de sua empresa... Aguarde! A Agetec/Unisul está preparando um espaço com uma metodologia especial, onde grupos e/ou indivíduos serão estimulados e orientados a cocriar, planejar, conectar e estruturar formas variadas de inovar.


Você sabia?

De 23 a 29 de outubro, ocorre, nas bibliotecas de todas as unidades da Unisul, a Semana do Livro e da Biblioteca. Em 2018, o evento está repleto de atividades diferenciadas e idealizadas para mobilizar toda a comunidade. O objetivo da Semana do Livro e da Biblioteca na Unisul é contribuir para a formação do cidadão por meio de ações que venham estimular a prática da leitura. A intenção é promover a leitura não só de textos impressos, mas também de tudo aquilo que está presente no cotidiano, como imagens, músicas, roupas e objetos. A Semana é comemorada em todo o país, com data instituída pelo Decreto Lei nº 84.631, de 02/04/80, assim como o Dia Nacional do Livro, celebrado no dia 29 de outubro, por meio da Lei nº 5.912, de 18/12/66. Informações sobre a programação: http://hoje.unisul.br/eventos/semana-do-livro-e-da-biblioteca/.


Fique atento!

O CNPq está recebendo, até esta sexta-feira, propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), que demonstrem capacidade para a execução do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI). O programa tem como objetivo fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. Outras informações: http://www.cnpq.br.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital