terça, 13 de novembro de 2018
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul - AGETEC

O TEMPO

Publicado em 19/09/2018 00h16

O TEMPO
Foto: Divulgação/Notisul

Nosso dia a dia está cada vez mais corrido. Ferramentas, programas de computador e aplicativos que prometeram facilitar nossas vidas e nos dar mais tempo, sugam vertiginosamente o pouco período que temos. Precisamos ter tempo para as demandas do trabalho, para cumprir nossos prazos e atuar em nossos afazeres rotineiros, bem como para olhar e responder a uma infinidade de grupos de WhatsApp, mensagens de Facebook, e-mails e mais e-mails e, ainda, precisamos de tempo para dar atenção aos nossos filhos, companheiros de vida (marido, esposa, etc.), para dedicarmos ao hábito da leitura, para cuidar de nossa saúde, para nossos estudos, para a prática de esportes e/ou atividade física, para o lazer... Eu gostaria de ter mais tempo! E você? Uma alternativa seria aumentar as horas do dia, pois 24 horas normalmente não são suficientes, contudo, esta não é uma opção. Há muito nos foi vendida a ilusão de que a tecnologia nos daria mais tempo para a família, lazer, etc. Hoje, sabemos que não é bem assim, que o tempo é uma variável que depende da quantidade de coisas que fazemos e estamos envolvidos e, essencialmente, de nossa postura em relação a ele - tempo. Pergunto: Ter mais tempo é uma de nossas prioridades? O que fazemos dentro de nosso dia para termos mais tempo? O que faremos com esse tempo extra, se o conseguirmos? São indagações pertinentes e influenciam ou pelo menos deveriam influenciar nossas atitudes. Ora, ter mais tempo passa por organização, definição de prioridades, saber dizer “não”, fazer escolhas, utilização de ferramentas e técnicas, bem como planejamento, otimização, foco, eficiência, dedicação, concentração, delegação, etc.. Também não podemos deixar de lado os hábitos de dormir e alimentar-se bem, fazer exercícios físicos e mentais, ter lazer e vida fora do trabalho. No caminhar pelas trilhas da inovação e empreendedorismo percebo pessoas comprometidas e com muitas atribuições e, consequentemente, com pouco tempo, mas que fazem muitas coisas, assim como encontro pessoas com tempo sobrando e que não fazem nada ou fazem pouco. Assim, paradoxalmente, na prática, normalmente quem tem menos tempo é capaz de fazer mais coisas. Poderia dizer que ter tempo ou mais tempo é o resultado da aplicação da inovação no modelo de gestão de nosso dia a dia. Acredito nisso, ao mesmo tempo que acredito que podemos relativizar o tempo que temos e aproveitá-lo mais e melhor. Afinal, somos os controladores dele. Desta forma, dará tempo de fazer o que nos programarmos para ser feito quando priorizarmos, efetivamente, o que é importante para nós. Por fim, desejo mais tempo para você, caro leitor, mas só se você souber o que fazer com esse tempo.

Você sabia?
Que na terça-feira da semana passada, foi lançado oficialmente o Hub de Saúde de Tubarão - Tecnologia, Inovação, Serviços e Integração. O objetivo é conectar as empresas, instituições, profissionais e entidades ligadas ao segmento para cocriar um plano de desenvolvimento de um ecossistema de inovação voltado para o setor, posicionando a cidade de Tubarão como um dos ecossistemas de saúde mais inovadores do país.
A prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Saúde, a Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e a Unisul por intermédio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agetec) e cursos da área de saúde são os líderes deste movimento, que conta ainda com inúmeros parceiros e interessados. Em breve, outras informações.

Fique atento!
Na última quinta-feira, ocorrerá o workshop sobre Riscos e Oportunidades Decorrentes da Revolução das Tecnologias Limpas, no auditório da Acit, das 10 às 12h. O workshop integra o Projeto Bridge (do qual fazem parte a Unisul (Brasil) e a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O evento é gratuito e trará um grupo de especialistas mundiais para analisar as principais oportunidades oriundas das tecnologias limpas e os riscos associados à dependência dos combustíveis fósseis. Participe!


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital