Uma reflexão sobre os apectos relevantes para a inovação

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Por estarmos na era da informação, diariamente somos bombardeados por dados sobre os mais diversos assuntos, obtidos pelas mais diversas formas. Mas do que adianta ter acesso a essa avalanche de informações, se não soubermos fazer uso adequado delas.

Sabemos que o ambiente dos negócios e o mundo corporativo estão em constante mudança e evolução, e que estas surgem cada vez mais rapidamente.  

Assim, refletindo sobre esta roda viva, que em muitos momentos pode ser até mesmo desesperador, convidamos para a reflexão com o olhar frente as dinâmicas positivas que se pode visualizar, das experiências nacionais em que a inovação alcançou seu estado promissor. 

Primeiramente, é importante levarmos em consideração o avanço que se pode vislumbrar quando é possível, e viável, a interação com diversas nacionalidades, e o crescimento que se pode alcançar pelo grande respeito e valorização à diversidade. A riqueza é imensurável quando conseguirmos unir um conjunto de pessoas com experiência de vida completamente diferentes; indivíduos semelhantes tendem a pensar de forma similar, o que por sua vez gera o monotoníssimo, a mesmice, a rotina, etc…. Enquanto a diversidade incentiva discussões e cria um ambiente favorável ao surgimento de ideias singulares.

Outro ponto que merece nossa atenção poderia ser chamado de socialização ou compartilhamento de informação, o verdadeiro não ao egoísmo, pois meramente deter o conhecimento nada vale, se você não o coloca em prática, uma vez que socializar sua ideia possibilita a interação entre as pessoas e, porque não dizer, gera o surgimento de melhorias, o que pode ultimar por realmente tornar o seu projeto incrível. Desconhecemos grandes avanços que tenham surgido e tenham sido aplicados por uma única mente.

Ainda, outro aspecto relevante para a inovação constante seria a forma que cada indivíduo lida com o que vulgarmente denominamos como “fracasso”. É necessário criarmos uma cultural diferenciada no que diz respeito a esta aparente falha, pois somente quem efetivamente tentou é que pode fracassar, só não erra quem não faz. Se não deu certo, aprenda com seus erros e tente novamente, pois a obstinação é a grande arma dos vencedores. 

E por último, contudo jamais de menor importante, muitos defendem que para conseguirmos estar neste processo de inovação, temos que adquirir a habilidade da resiliência e a capacidade de nos reinventar constantemente, já que as transformações serão tão rápidas e intensas. Contudo, jamais perdendo nossa essência de seres humanos, únicos, dignos e inigualáveis e que precisam(os) ser respeitados e valorizados em suas diferenças.

Você sabia?
Que a Unisul está com inscrições abertas para o intercâmbio de curta duração em Toronto, no Canadá. Os estudantes embarcam no dia 7 de janeiro de 2019 e voltam em 1º de fevereiro. As inscrições podem ser feitas até meados de setembro ou enquanto durarem as vagas (25 no total). O intercâmbio de curta duração para o Canadá é uma parceria entre a Unisul Global com a Global Mission, a Hansa Language Centre e a English School of Canada. Para outras informações acesse: http://www.unisul.br/wps/portal/home/conheca-a-unisul/a-universidade/cooperacao-e-intercambio/oportunidades-de-intercambio/intercambios-de-curta-duracao/canada-esc.

Fique atento!
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), divulgou a Chamada CNPq/MCTIC/MDS nº 36/2018 – Tecnologia Social. O edital é voltado à apresentação de propostas que visem ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país. Interessados podem submeter propostas até o dia 15 de outubro. Saiba mais: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=8522.