terça, 13 de novembro de 2018
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul - AGETEC

Não seja engolido pela rotina: pense e reinvente-se

Publicado em 01/08/2018 00h12

Não seja engolido pela rotina: pense e reinvente-se
Foto: Divulgação/Notisul

Pensou sobre o que foi dito acima? Fez algum sentido para você? Discordou da ideia? Hesitou? Perfeito, você está trabalhando.

As transformações sociais que vêm ocorrendo desde a segunda metade do século 20 estão gerando mudanças profundas no mundo do trabalho. Além disso, o próprio conceito de trabalho vem sofrendo alterações ao longo da História.

Durante muitos anos o trabalho serviu para a manutenção e a reprodução biológica do ser humano, sendo desempenhado sob a forma de coleta, extrativismo e, mais tarde, pesca, caça e pastoreio. Com o advento da agricultura, essa relação começou a modificar-se, pois a ideia de produção de excedentes veio acompanhada da ideia de acumulação, poder e escravidão. Os alicerces da produção social deslocaram-se da agricultura para a indústria apenas quando o comércio se sobrepôs ao trabalho agrícola e ampliou suas atividades.

A revolução industrial, que se iniciou no século 18, também foi outro fator de alteração da concepção de trabalho, uma vez que as fábricas juntaram, num só espaço, trabalhadores e máquinas, aumentando a especialização das tarefas e a divisão do trabalho, contribuindo para o afastamento das pessoas do conteúdo de suas próprias atividades.

Nos últimos anos temos vivido ainda outra revolução, a qual nos inseriu na era do conhecimento, requerendo-nos o desenvolvimento de habilidades para lidar com um mundo extremamente complexo, incerto e instável.

No entanto, somos os únicos seres capazes de, antes de realizar um trabalho, projetá-lo. Como o trabalho e a existência humana são indissociáveis, a função do pensamento é clarificar essa relação para que o homem possa reconhecer que o seu trabalho lhe proporciona não somente os meios de satisfazer as necessidades básicas de sobrevivência, mas também a estruturação psíquica, a transformação do ambiente em que vive e a realização pessoal. Por isso, o trabalho deve criar identidade social e transcender à necessidade de sobrevivência, ir além do conceito de emprego, fazer com que nos vejamos como agentes transformadores do ambiente em que vivemos, com que nos sintamos valorizados, reconhecidos e artífices de nossos próprios destinos.

Ser apenas um executor de tarefas pode, por vezes, parecer mais simples e até seguro, mas não podemos nos enganar, além do risco de sermos substituídos por máquinas (que executam com maior precisão e confiabilidade), há o risco de nos tornarmos profissionais exauridos pela repetição e pela imutabilidade.

Precisamos nos reinventar todos os dias! Deixar a zona de conforto, observar, sugerir, ter coragem e fazer a diferença por meio de nossa capacidade criativa, crítica e reflexiva. Precisamos ser inovadores, onde quer que estejamos, independente do cargo ou da função que ocupemos. Não podemos poupar, a nós ou o mundo, de nossa capacidade mais essencial: a de pensar!


Você sabia?
Entre as suas atividades, o Escritório de Projetos de P&D e Serviços Tecnológicos (EPD) da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agetec/Unisul), desenvolve um trabalho permanente de prospecção de oportunidades de fomento/financiamento, em fontes nacionais e internacionais, para projetos de empresas e IES. São prospectadas oportunidades para pesquisas, participação em prêmios, realização de eventos, obtenção de bolsas de estudos, intercâmbios, desenvolvimento do potencial empreendedor, etc. Para receber os boletins em seu e-mail, basta preencher o cadastro em: http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/agetec/oportunidades-de-fomento

Fique atento!
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida os interessados a apresentar, até o próximo dia 13, propostas de projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior. Mais informações: http://cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=8162.



VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital