Crise ou oportunidade? Problema ou solução?

Segundo a Endeavor Brasil (maior organização global de apoio ao empreendedorismo), as “Startups são empresas jovens, inovadoras e com alto potencial de crescimento”. Olhando para a atuação das startups percebemos que este modelo de organização ou negócio parte da premissa de que a solução de alguns problemas que afetam uma empresa e/ou comunidade é mais simples do que se imaginava e, que com o uso da tecnologia é possível resolver o problema local e, também, globalmente.

Apesar desta concepção e motivação, algumas indagações são necessárias quando falamos das pessoas e organizações em sua atuação, vejamos: Estamos conseguindo, de fato, inovar?

Conseguimos resolver nossos problemas? Conseguimos identificar quais são os nossos problemas? Estamos tendo atenção suficiente para ter foco em nossas atuações? Estamos tendo a capacidade de liderar? Conseguimos identificar as oportunidades em meio às crises? Estas são apenas perguntas retóricas que não vou me atrever a responder, mas vou deixar para a reflexão de todos nós, pois se as repostas para a maioria destas indagações forem negativas, nosso incerto futuro será mais incerto ainda.

Por falar em incerteza… No atual momento que o nosso país está vivendo, muitos falam em crise sem precedentes. Se ficarmos atentos e deixarmos de lado as paixões e ideologias, perceberemos que vêm à tona deficiências, fragilidades, desorganização, desarticulação, despreparo, falta de planejamento etc., em relação aos nossos atuais modelos de negócios, líderes e organizações. Mas, também, é possível perceber que emergiram oportunidades para empreender, para novos líderes e ideias e, para desenvolver e aprimorar negócios para um mercado ainda carente de inovações e soluções.

Contudo, não existem fórmulas mágicas, existem sim trabalho, planejamento, coragem e atitude. Alguns processos logísticos terão que ser revistos, novas lógicas de distribuição criadas; inclusive envolvendo os vários atores da cadeia produtiva, novas empresas nascerão e, por consequência, novas ferramentas tecnológicas, novas profissões, novas ideias… Planejar dá trabalho e projetar/modelar um negócio, produto ou solução não é fácil.

Mas, a crise é uma excelente oportunidade para o empreendedor aplicar suas ideias, com planejamento e atitude, que são essenciais para concretizar e implementar novas soluções para este mercado gigante e carente, que é o mercado brasileiro e global. Tenhamos as atitudes dos grandes empreendedores e líderes. Saibamos diferenciar uma crise de uma oportunidade. Um problema de uma solução. Mãos à obra… Vamos empreender juntos? A universidade pode ser uma excelente parceira para tudo isso.

Você sabia?
Que a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec), em seus quase dez anos de atuação e articulação da universidade com o setor produtivo e governo, desenvolveu uma metodologia de cocriação de novos negócios e estratégias em ciência, tecnologia e inovação. Denominada de ConnecTi, a metodologia permite a aproximação de atores a partir de problemas e/ou desafios comuns e, por meio de técnicas e vivências, utiliza os conhecimentos dos próprios participantes para identificar os principais problemas e tendências do segmento, bem como suas expectativas e desejos de futuro. A partir disso, estimula a cocriação de alternativas de sucesso (novos negócios, processos, produtos ou serviços) para contornar ou minimizar as dificuldades e favorecer a construção coletiva de ideias, projetos e negócios inovadores.

Fique atento!
Estão abertas, até o próximo dia 29, as inscrições para o Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil) – que reconhecerá projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas, alinhados com os ODS e, em funcionamento há pelo menos 12 meses. Podem ser submetidas práticas desenvolvidas por governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, organizações da sociedade civil com e sem fins lucrativos, instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas ou privadas. Outras informações no link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=04/05/2018&jornal=515&pagina=17&totalArquivos=112.