As equipes do Núcleo de Combate às Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica atualizaram nesta quarta-feira (17) os dados referentes aos focos do mosquito Aedes aegypti, que seguem em ritmo acelerado de crescimento em Tubarão. Além disso, foram fornecidas informações sobre transmissão e casos de dengue na cidade.
Focos do mosquito e notificações
- Tubarão registra 152 focos do mosquito Aedes aegypti este ano, um aumento em relação à última semana, que contabilizava 126. Os focos estão distribuídos da seguinte forma:
- 47 em Oficinas
- 21 no Centro
- 19 na Vila Esperança
- 15 no Humaitá de Cima
- 10 no São João Margem Esquerda
- 9 na Vila Moema
- 8 no Humaitá
- 7 no Santo Antônio de Pádua
- 4 no São Cristóvão
- 3 no Recife e no Dehon
- 2 no Monte Castelo e em São Martinho
- 1 foco cada no Morrotes e no Fábio Silva.
- O número de notificações também aumentou, passando de 323 para 380.
Casos confirmados e medidas preventivas
- Em relação aos casos de dengue, houve um aumento, totalizando 27 casos confirmados, contra 22 na semana anterior. Dessas ocorrências, 15 são alóctones e 12 autóctones.
- A comunidade é instada a participar ativamente no combate ao mosquito, evitando recipientes que possam acumular água e mantendo terrenos limpos. O uso de repelentes e inseticidas é recomendado, assim como a busca imediata por assistência médica ao apresentar sintomas de dengue.
Contribua no combate
- A população pode denunciar possíveis focos do mosquito através da Ouvidoria Municipal, por telefone, WhatsApp ou e-mail, bem como presencialmente no Facilita Tubarão.