Uma advogada e sua mãe, servidora do Ministério Público, foram agredidas por policiais militares em um estacionamento de supermercado em Içara, SC, no último sábado (9). O vídeo do incidente mostra uma das mulheres sendo imobilizada e colocada no porta-malas da viatura, enquanto a outra tenta intervir e é agredida com um tapa. A Polícia Militar informou que está investigando a conduta dos policiais envolvidos.
Polícia Militar apura conduta dos policiais
A advogada Aline Borges da Silva relatou que, após o ocorrido, está se deslocando para exames de corpo de delito e compartilhou imagens que evidenciam hematomas e cortes no rosto e braços. A PM afirmou que a ocorrência começou com um desentendimento entre uma funcionária do mercado e um cliente. A advogada e sua mãe se aproximaram ao observar a ação policial, o que culminou na violência mostrada no vídeo.
Vídeo mostra agressões no local
As imagens que circulam mostram uma das mulheres no chão, gritando, enquanto é imobilizada por dois policiais. A mãe da advogada tenta intervir e é empurrada antes de receber um tapa no rosto. O caso gerou indignação pública e a OAB de Criciúma, cidade próxima, expressou apoio à advogada e cobrou providências.
Repercussão e ações da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina afirmou que vai acompanhar de perto a investigação para garantir que a violação das prerrogativas da advogada seja apurada. O incidente levantou questões sobre o uso de força desproporcional em abordagens policiais e os direitos dos cidadãos durante ações de segurança pública.