Início Notisul Escola A meta é aprimorar o ensino

A meta é aprimorar o ensino

Ano letivo em Capivari de Baixo está organizado. Foco é a qualidade do ensino.
Ano letivo em Capivari de Baixo está organizado. Foco é a qualidade do ensino.

A primeira reunião oficial deste ano entre a gestão da secretaria de educação e cultura da prefeitura de Capivari de Baixo e os profissionais que atuam na rede municipal de ensino foi um sucesso.
Cerca de 30 diretoras de escolas e centros de educação infantil, além de profissionais da área, reuniram-se na sede da secretaria para discutir as metas para este ano letivo.

Além de trocarem ideias e exporem as suas dificuldades e necessidades, foram delimitadas as ações que serão desenvolvidas pelas escolas. Questões como merenda escolar, ponto dos funcionários, quadro de profissionais e ações inerentes ao ensino fundamental foram discutidos.

“Precisamos estar entrosados e unidos para cumprir à risca nossas ações para este ano. O objetivo é comum para todos: a buscar do aprimoramento do ensino”, resumiu a secretária Maria Conceição de Oliveira Souza, a Tonega.
Para ela, o trabalho conjunto garantirá qualidade. “Conheço os problemas, mas as soluções descobriremos e resolveremos juntos. O mais importante é que continuemos neste caminho que tem se mostrado promissor. Os alunos de Capivari de Baixo estão bem amparados”, enaltece a secretária.

O pensamento é acompanhado pelo prefeito Luiz Carlos Brunel Alves. Para ele, o caminho a ser trilhado pela educação é justamente o da busca por qualidade no ensino e valorização profissional dos professores.
“Nossos educadores estão cada vez mais aperfeiçoados e dedicados. Por isso que ainda há muito o que fazer na gestão da educação. Os investimentos continuarão”, promete Brunel.

Oficina de Matemática

A Escola Dom Anselmo Pietrulla foi sede de uma oficina, promovida pela secretaria de educação e cultura da prefeitura de Capivari de Baixo para os professores da rede municipal de ensino. A “Oficina de matemática: olhar para o ciclo de alfabetização” teve duração de quatro horas e serviu para os profissionais compartilharem experiências. Uma palestra orientativa, proferida pela profissional Ângela Silvana Basso, da editora Moderna, foi realizada. Para a secretária de educação e cultura, Maria da Conceição de Oliveira Souza, a Tonega, a iniciativa tem como propósito assimilar informações e incorporar no cotidiano escolar. “Ao contrário do que muitos imaginam, a atividade escolar é muito dinâmica. Nossa ideia é de sempre trazer profissionais gabaritados para buscar nos atualizarmos cada vez mais”, antecipou Tonega.

Cuidado no trânsito

Em Capivari de Baixo, os estudantes e os professores da rede municipal de ensino precisam ficar atentos para um perigo que, em alguns locais, passa em frente à escola. Com a duplicação da BR-101, o movimento de carros, caminhões e máquinas que executam a obra exige atenção redobrada.

Os horários de maior movimento, tanto nas escolas quanto no trânsito da estrada, é no início da manhã, ao meio-dia e fim da tarde. É importante que os professores orientem os alunos para utilizarem as passarelas e passagens inferiores para pedestres.

Onde não houver este tipo de estrutura, a travessia deve ser realizada pelas obras de arte especiais (OAEs) como os viadutos e passagens inferiores para veículos.
É preciso prestar muita atenção e somente atravessar a pista quando houver tempo suficiente para isso sem correr.
Para ensinar bem os estudantes, a Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (Esga) já começou a organizar palestras e visitas nas escolas de Capivari de Baixo.

Sair da versão mobile