Dos benefícios do elogio

Hoje, até este momento presente quantas pessoas você elogiou? Exatamente isso que você leu. Essa pergunta é para você mesmo que está lendo este texto! Quantas pessoas você elogiou neste dia de hoje? Pense por alguns instantes. Enquanto você pensa deixa-me continuar com o texto.

De antemão, preciso revelar que não consigo pensar numa única pessoa que não goste ou aprecie o reconhecimento. Por outro lado, a maioria das pessoas fica ressentida, ou pelo menos sente-se esnobada, quando não é reconhecida. É ou não é?

Veja bem. Não é só na vida pessoal que quase todo mundo gosta de ser reconhecido. Na vida profissional também. Segundo os autores Tom Rath e Donald O. Clifton em seu livro “Seu balde está cheio?”, a principal causa dos pedidos de demissão nas empresas é o fato de os profissionais não se sentirem reconhecidos.

É ou não é um tema importante a ser abordado? Pois bem. Eu costumo dizer aqui pelos textos e também pessoalmente que quanto mais eu leio e estudo mais enriqueço a minha vida pessoal e profissional. Sendo assim aprendi e hoje em dia tento sempre me lembrar de reconhecer um trabalho bem feito. Aprendi na prática o bem que nos faz elogiar uma outra pessoa. Tente! Você vai testemunhar o que este simples gesto é capaz.

Trazendo para o ambiente corporativo, elogiar os funcionários faz bem à saúde da empresa. Pois é. Se você é algum superior dentro da hierarquia corporativa, que tal elogiar mais seus subordinados? E se você não for chefe, apresente este texto para o seu. Disfarçadamente! Como quem não quer nada. Sabe? Mas, antes de você sair pela empresa correndo com o jornal na mão, deixa-me finalizar o texto.

No livro “Seu balde está cheio?”, os autores afirmam que os profissionais que recebem reconhecimento e elogios com regularidade aumentam sua produtividade; promovem maior envolvimento com os colegas; têm mais probabilidade de permanecer na empresa; recebem dos clientes notas melhores em termos de fidelidade e satisfação; apresentam histórico de segurança melhor e sofrem menos acidentes de trabalho.

E na vida pessoal? Boa pergunta! Vamos aos detalhes: alguém que não recebe elogios merecidos no momento certo desconfia da sua capacidade para fazer os outros felizes. E, assim, evita agir espontaneamente e dizer o que sente com autenticidade, com receio de que o outro critique ou o abandone. Por outro lado, pessoas elogiadas sentem mais facilmente que têm valor.

Então qual o roteiro para elogiar mais? Outra boa pergunta! É possível demonstrar reconhecimento de várias maneiras. Quando alguém telefona, responda a chamada; quando enviam alguma coisa para você, lembre-se de agradecer; quando alguém faz um bom trabalho, diga isso a ele; quando lhe pedem desculpas, reconheça isso também. Segundo o psicoterapeuta Richard Carlson, é especialmente importante reconhecer atos de generosidade – fazê-lo reforça o ato e encoraja que se repita. Todos nós nos beneficiamos!

Para encerrar, cabe ressaltar que saber dar e receber elogios torna a vida mais fácil e muito menos estressante. Então pense nisso!

Mural de vagas
• Rodobens Consórcios contrata consultor de negócios para a região de Tubarão. Mais informações pelo site vagas.com.br

• Tigre Transportes, de Jaguaruna, contrata motorista carreteiro. Comparecer pessoalmente na empresa. Rodovia SC-442

• Contrata-se recepcionista para consultório odontológico. Para a cidade de Laguna. Necessário residir na cidade. Interessadas podem enviar o currículo para o e-mail: empregolaguna@gmail.com

• Uniformaxel contrata desenhista técnico. Para Braço do Norte. Mais informações pelo fone 3658-1133

• Lojas Koerich, de Tubarão, contrata vendedor. São duas vagas para ambos os sexos. Mais informações pelo site vagas.com.br