Currículo de papel já era?

Antes de responder esta pergunta específica do título do assunto de hoje, eu preciso ressaltar que os tempos são outros. Porém, indiscutivelmente o currículo no papel ainda é muito usado. Mesmo assim, as empresas entraram de cabeça na era da internet e o profissional precisa acompanhar a evolução. Ou você ainda não incorporou a internet na sua vida como ferramenta básica para encontrar trabalho?

Tudo bem, independentemente da sua resposta, hoje com a leitura de destas poucas linhas até o fim do texto eu pretendo ajudar você a tirar o máximo proveito do seu currículo profissional na internet.

Para você ter uma ideia da potência da rede mundial de computadores, somente no site vagas.com.br é realizada uma busca por currículos de candidatos a cada 16 segundos. E uma vaga é visualizada a cada 0,27 segundo.

Entendeu agora a minha preocupação de chamar a sua atenção para ter um currículo online? Pois é. E você sabe que a minha maior preocupação e a do jornal que publica estes textos semanais é única: Ajudar você a conseguir um trabalho, ou um emprego, ou um estágio!

Dito isso, agora me responde uma coisa: você sabe como fazer currículo online? Você já possui um currículo atraente na internet? Não adianta coçar a cabeça. Tem ou não? Tá bom! Se já possui, parabéns, contudo continue a leitura que você vai aprender a deixá-lo mais atraente. Caso você ainda não tem um currículo online, tome nota. Ou melhor, recorte está página do jornal e faça uma corrente online com este texto. Ademais, vamos com as dicas que valem ouro para fazer currículo online:

Dados pessoais – Nome completo (caso mais de um sobrenome, coloque apenas o último); Nacionalidade, estado civil, quantidade de filhos (caso tenha) e idade; Endereço, Cidade (Estado) e CEP; Telefones (DDD+número), se possível colocar em ordem de “facilidade em te encontrar”;

E-mail pessoal – (mas se for algo parecido com “htinha1999@exemplo.com.br” sugiro criar uma nova conta próximo de “seunomecompleto@exemplo.com.br”); Link para site pessoal, portfólio ou perfil nas redes sociais.

Objetivo profissional – Seja direto e conciso: nível e área. Apesar de simples, você terá que garantir que todo o resto do currículo online esteja alinhado com este cargo; Caso você tenha foco em mais de uma área/nível será necessário fazer outro currículo, uma vez que neste você irá destacar outras experiências e habilidades.

Resumo (ou qualificações) – É o prefácio de um livro, ou seja, seu resumo profissional. Tente responder: “Por que a empresa deve contratar você e não o outro candidato? Quais são suas qualificações e experiências que irão agregar para a equipe?”.

Experiência profissional – Nome da empresa + breve descrição (segmento, porte, nacionalidade); Cargo + data de início/fim + principais atividades e, se possível, alguns destaques/resultados.

Escolaridade – Nível (Técnico, Tecnólogo, Bacharelado etc.) + nome do curso e da instituição de ensino + data de início/fim.

Idiomas – Outros idiomas (se possuir) + nível de proficiência; Caso tenha realizado algum intercâmbio, coloque o nome da instituição e do curso + o país + data de início/fim.

Cursos extras – Nome do curso e da instituição + carga horária total + data de início/fim (lembre-se: foque em seu objetivo profissional). Se, por exemplo, você quer ser Analista Comercial, deixe de lado aquela palestra sobre seu horóscopo.

Habilidades – Liste seu conhecimento nas ferramentas usadas no dia a dia da carreira almejada (CRM, Excel avançado, Photoshop nível intermediário).

Informações complementares – Possíveis disponibilidades (de mudança, de viagens, de horário etc.); Caso sua área exija habilitação ou carro (e você possua), coloque esta informação; Se você participa de algum grupo como conselho, instituição ou ONG, destaque sua contribuição para a sociedade.

Para encerrar, é bom eu alertá-lo para ficar atento a cada detalhe, qualquer dado preenchido errado o desclassificará. Então, reserve no mínimo três horas para cadastrar o seu currículo em sites de buscas de vagas pela internet. Agora procure um site gratuito de busca de vagas e disponibilize seu currículo online. Sucesso!