Minha mãe mandou escolher este aqui… mas como eu sou teimoso…

Como se não bastasse a ansiedade normal da idade, no caso dos adolescentes, a necessidade de trabalhar para garantir uma renda pode acelerar a decisão sobre o ingresso na universidade. Assim, fica a sensação de dever cumprido e se abrem as portas dos estágios. Não é mesmo?

Mas, se a escolha for malfeita, nem todos conseguem voltar atrás e corrigir o erro. Essa realidade de indecisão é tão complicada que instituições privadas de ensino superior têm métodos para facilitar a vida dos indecisos, o chamado ingresso extra vestibular.

Porém, de posse de informações superficiais sobre carreiras, muitos estudantes se decepcionam no decorrer do percurso. A falta de maturidade na hora de escolher uma profissão ou o fato de seguir a carreira de um familiar também estão entre as causas do troca-troca. No caso dos jovens, a cobrança dos pais por uma resposta rápida é justificada pelo investimento feito na vida estudantil.

Contudo, a tarefa de mudar e assumir o ônus dessa decisão é assustadora e exige bravura, mas é mais comum do que se imagina. Todos conhecem pelo menos um amigo que depois de dois, três anos de universidade, ou até mesmo às vésperas da formatura, percebeu que estava no lugar errado. Pontos de interrogação não faltam neste caminho. Não é mesmo?

As opções:
Cursos técnicos – pode se cursar junto ao ensino médio. Duram cerca de dois anos. Formação centrada em conhecimentos específicos. Exemplo: eletrotécnica, mecânica e eletromecânica.

Cursos tecnológicos – tem duração de 2 a 3 anos, ao final o aluno recebe o diploma de ensino superior, mas não pode assumir responsabilidade técnica.
Bacharelado – é o título adquirido, com o qual o formado está habilitado a exercer uma profissão de nível superior. Dura de quatro a seis anos. Exemplos: engenharia, direito e administração.

Cursos sequenciais – são cursos de ensino superior e dividem-se em complementação de estudos, com certificado, e de formação específica, com diploma. Duram até dois anos. Exemplo: na área de informática e redes de computadores.

Entretanto, ninguém é obr2igado a seguir uma carreira formal. Escolha o que o seu coração mandar. Esta escolha é somente sua. E se escolher e depois percebe que não era bem isso que queria, não tenha medo de recomeçar!

 

Mural de Vagas
• Engie energia de Capivari de Baixo contrata assistente materiais I. Necessário curso técnico. Mais informações pelo twitter @ahoradoemprego

• Contrata-se consultor de vendas para região de Tubarão. Mais informações pelo site vagas.com.br

• Granja pinheiros de Grão Pará contrata engenheiro de alimentos. Com disponibilidade de horários. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: rh7@granjapinheiros.com.br

• Frigorífico catarinense contrata supervisor de qualidade. Com formação superior nas áreas de química ou alimentos. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: juliana@notable.com.br.

• Ewel indústria de esmaltados Werner de Braço do Norte contrata assistente de marketing. Com ensino superior completo e conhecimento específicos: office, corel draw, photoshop, illustrator, fotografia, e-mail marketing e mídias sociais. Mais informações pelo fone: 36 58 90 00