Viciado? eu não. E você?

O assunto de hoje é pesado. Tanto é que, na segunda-feira, antes de enviar este texto para a publicação eu pensei duas vezes! É, porque, talvez, você não sinta à vontade durante a leitura, talvez.

Pretendo, hoje, tocar num ponto sensível da nossa vida pessoal e profissional. E quando um texto faz esse tipo de provocação, o articulista costuma sofrer alguns “pré-conceitos”, porém, como outubro é um mês mais ameno, acho este o momento exato para falar deste tema. Ademais, como possuo mais de dez anos de casa aqui no Jornal Notisul, e por você já saber que sou um polemista e semeador de ideias, acredito ter respaldo suficiente para tocar neste assunto. Só acho!

Mas vamos ao que interessa… Dois pontos: Antes de tudo, deixe-me lhe perguntar uma coisa: quando você sai de casa para ir desempenhar as suas atividades profissionais o que você fala para seu filho, esposa, pais e etc. e tal? Preciso ir trabalhar. É isso? Ou você fala: tenho que ir trabalhar?

Veja bem. Você já parou para pensar o que significa a palavra “Trabalho”? Sim. Não. Talvez. Nunca! Pois é. Foi o que eu pensei. Mais primeiro me diga qual é a sua relação com o trabalho. Você é daqueles viciados em trabalho? Cuidado com a sua resposta!

Enquanto você pensa vou continuar com o texto. Esse é o momento que eu peço para você reler o título do texto de hoje. Por favor, releia. Releu? Ok. Então, eu não sou viciado em trabalho. Definitivamente, não me encaixo no termo workaholic, e você?

Enquanto você pensa, preciso revelar o que me comprometi lá no início do texto de hoje. Não sei se você está preparado! Mesmo assim, agora vou direto ao ponto.

Os americanos, ou seja, nós, usamos a palavra “trabalho” derivado do termo latino labor que significa trabalho penoso ou duro. Para os franceses a palavra trabalho, “travail” deriva de tripalium, um instrumento de tortura da Roma antiga feito de três varas. Para os russos a palavra trabalho, “robota”, vem da palavra usada para escravo, rab.

E o que eu quero com tudo isso? Boa pergunta! Revelar para você que a história do trabalho tem sido escrita com muito sacrifício e tédio. Haja vista, até mesmo, a visão cristã inicial de que trabalho é um castigo, uma punição pelos pecados do Jardim do Éden, quando Deus nos condenou a ganhar o pão de cada dia com o suor do nosso rosto. Ora, ora, por acaso você já tinha pensado nisso antes de ler o texto de hoje? Não. Sim. Talvez.

Veja bem… Segundo o escritor Mark Twain, “o trabalho é um mal necessário a ser evitado”. Pois é, agora você entendeu a questão do viciado lá do início do texto? Espero que sim!

Enfim, eu acredito e a história nos confirma que quem não dispõe de dois terços do dia é um escravo. O ideal, o ponto de equilíbrio?  Tome nota: 8 horas para as atividades profissionais, 8 horas para dormir e 8 horas para o lazer. É isso. Só isso. Pense nisso!

Mural de vagas
•  Coca-cola Femsa contrata promotor temporário para atuar em Garopaba, Laguna, Tubarão e Braço do Norte. Com ensino médio completo; CNH B e carro próprio. Outras informações pelo site vagas.com.br;

•  Vipel contrata técnico de segurança do trabalho. Vaga para o sexo masculino. Outras informações pelo telefone: (48) 3631-0100.

•  Angeloni, em Tubarão, contrata açougueiro com experiência. Interessados comparecer na loja com o currículo em mãos.

•  VS Molduras, em Braço do Norte, contrata auxiliar de usinagem, operador de serra e montador de quadros. Não precisa ter experiência. Outras informações pelo telefone: (48) 3658-8772.

•  Água Mineral Gravatal contrata mecânico de manutenção industrial. Com formação técnica em mecânica ou eletromecânica. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: rh@amgrupo.ind.br, com o nome da vaga no assunto.

•  Colonial Supermercados, em Braço do Norte, contrata conferente. Sexo masculino. Conhecimento em informática e cálculos, desejável experiência na função; disponibilidade de horário, incluindo fins de semana. Interessados comparecer nas entrevistas na segunda, quarta e sexta-feira, das 14 às 16h.