Saiba como conseguir bolsa de estudos no exterior gratuita

Hoje a dica é show de bola! Outubro é o mês ideal para você começar a se programar para conseguir uma bolsa de estudos para 2020. Especialmente se o seu desejo é estudar fora do Brasil. Se for o seu caso, a dica de hoje é especialmente para você. Caso não for o seu caso, espero que você compartilhe este texto nas suas mídias sociais. Ok?

Veja bem. Uma das maiores dificuldades que as pessoas que querem estudar fora tem é saber como conseguir bolsa de estudos no exterior. A oferta não é pequena, mas como a informação é segmentada em diferentes sites – fundações, escritórios de representação educacional de países ou de universidades, consulados/embaixadas, órgãos internacionais etc. e tal – fica difícil explorar de forma organizada o que está disponível.

Então, eu estava zapeando pelo Blog da Tissen, no twitter @blogdatissen, e resolvi compartilhar essa dica com você.

A HotCourses tem um excelente banco de dados com informações sempre atualizadas sobre o que está acontecendo nas universidades dos países em que atua (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Suécia, Holanda, Singapura e Malásia). O site é todo em português e o acesso é gratuito – (www.hotcourses.com.br).

Outro ótimo site de buscas sobre bolsas de estudo é o Scholarships for Development. Oferece informações especificamente voltadas para pessoas de países em desenvolvimento. Tem por objetivo ajudar os interessados a encontrar oportunidades de ensino superior e se tornarem agentes de desenvolvimento em seus próprios países e no resto do mundo. O site é todo em inglês e o acesso também é gratuito – (www.scholars4dev.com).

No site do Ministério das Relações Exteriores na divisão de temas educacionais há diversas dicas de oportunidades recentes de bolsas de estudos concedidas a estudantes brasileiros no exterior. Acesse: www.dce.mre.gov.br/oportunidades.php.

Pela plataforma Education USA você fica informado periodicamente sobre informações de bolsas de estudos em universidades norte americanas abertas para brasileiros. Mais informações acesse: educationusa.org.br/site/bolsas-de-estudo.

Para a Europa um excelente programa de bolsas de estudos é o Erasmus Mundus, programa criado pela União Europeia, que oferece a alunos internacionais bolsas integrais para realização de cursos de Mestrado e Doutorado. Mais informações pelo site: eacea.ec.europa.eu/erasmus-plus/funding_en.

Em resumo, estudar fora do Brasil é possível. Basta você querer. Não esqueça de que estuda fora do país enriquece o seu currículo e turbina sua carreira profissional. Além disso, estudar fora implica em conhecer novas pessoas, descobrir novas formas de pensar e agir, saborear novos alimentos. Tudo será novo. Isso irá contribuir para que você adquira uma mentalidade global, que servirá para orientar suas ações na volta ao Brasil. Pense nisso!

Mural de vagas
• Sesc de Laguna contrata instrutor de atividades – TMF/atividade física. Nível superior completo em Educação Física (bacharel); inscrição ativa no Cref/SC. Inscrições até esta sexta-feira, às 12h, pelo site sesc-sc.com.br;

• Sesc de Tubarão contrata professor de educação infantil. Nível superior completo em Pedagogia, com habilitação ou especialização em Educação Infantil. Inscrições até a próxima segunda-feira, às 19h. Pelo site sesc-sc.com.br;

• Oi S.A contrata assistente técnico telecom infraestrutura I, técnico telecom infraestrutura I, técnico telecom torre I e técnico infraestrutura I. Para atuar em Tubarão. Mais informações pelo site vagas.com.br;
• Granja Pinheiros, em Grão-Pará, contrata eletrotécnico. Outras informações pelo telefone: (48) 3701-0996;

• Cantinho Doces e Salgados, em Capivari de Baixo, contrata auxiliar de cozinha. Vaga masculina. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: rh@cantinhodocesesalgados.com.br;
• Posto Michells, em Imbituba, contrata operador de caixa. Interessados podem entregar o currículo no posto de combustível, Av. Levy Ramos, S/N, Bairro Nova Brasília.