terça, 10 de dezembro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

A Hora do Emprego - Fernando Rodrigues

Diga não Às preocupações

Publicado em 04/09/2019 00h10

Você já parou para pensar porque sofremos tanto por antecipação? Sim. Não. Talvez. Pelo sim, ou pelo não, ou até mesmo pelo talvez, esse é o assunto que vamos falar hoje aqui. E o que você acha, é um tema interessante, ou não?

Se você respondeu sim, vamos a leitura, caso não, lembre-se que ler é um hábito saudável. Pense nisso! OK. Eu não sei você, mas eu sofro muito deste mal de sofrer um bocado por antecipação. Veja bem. Suamos bicas d’água; a temperatura corporal não se ajusta direito; tremeliques tomam contam de todos os membros do corpo; ‘tic’ nervoso são frequentes; dores de cabeça; e assim vai. É ou, não é?

A pergunta que não quer calar: mas porque cargas d’água sofremos assim? Ótima pergunta! Porém, em primeiro lugar, é importante salientar que sofrer por antecipação é altamente estressante. Eu por exemplo: quando me “pré-ocupo” fico nervoso e tenso. E na maioria das vezes tendo a me irritar de maneira irracional. E você?

Pois é. Esse assunto tende a render bom bate papo. É ou, não é? Segundo o psicoterapeuta norte americano Richard Carlson, a preocupação é contagiosa! Ele afirma que quando você se preocupa, ela sugere uma ideia ou reforça a ideia (para os outros) de que há algo legítimo com se preocupar. Isto espalha uma mensagem negativa e um sentimento de medo.

Ora, ora, quem diria, “pré-ocupar-se” é contagioso, agora vê! Então, vamos dizer não as preocupações! De acordo com o psicólogo clínico britânico, Adrian Wells, o indivíduo considera positivo preocupar-se com as coisas para estabelecer planos de ação, mas, quando esse processo se repete constantemente, surge a preocupação patológica. É então que aparecem os pensamentos negativos sobre a preocupação, da qual a pessoa perde o controle.

Vamos dizer não as preocupações. Atentai bem. “Pré-ocupar-se” com as coisas é se concentrar nelas antes de acontecerem. E como não se preocupar? Segundo o especialista em coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal, Allan Percy, geralmente é a incerteza que leva a mente a entrar nesse estado de alerta e angústia, que aumenta com o tempo. Por isso é importante concentra-se naquilo que pode ser feito hoje na busca de soluções a curto prazo para as questões que precisamos resolver.

Agora você entendeu como dizer não as preocupações? Sim. Não. Talvez. #Tamojunto. Relaxe é um aprendizado. Leva tempo. O ideal é que fosse mais fácil. Na verdade, falar e escrever sobre o tema é fácil, eu quero ver é colocar em prática. É ou, não é?

Em resumo, muitas coisas importantes em nossas vidas, como nossa carreira profissional, nossos relacionamentos e nossa vida social podem ficar seriamente prejudicados quando não temos cautela em lidar com as nossas “pré-ocupações”, por isso, eu tratei deste tema aqui hoje. Para dizer que você não está sozinho. Vamos juntos tentar diariamente resolver as questões a curto prazo para amenizar as preocupações patológicas. Pense nisso!

Mural de vagas
• Unicred contrata caixa. É preciso conhecimentos técnicos específicos em: produtos, serviços e em processos operacionais da carteira PF e PJ; Certificação Profissional Anbima - Série 10 (CPA-10). Para atuar em Tubarão. Outras informações pelo site vagas.com.br;

• Effisa Indústria de Máquinas, em Braço do Norte, contrata projetista. Outras informações pelo telefone: (48) 3658-2242;

• Pozosul, em Capivari de Baixo, contrata eletromecânico. Com o curso Nr.10. Com experiência de no mínimo um ano na área. Outras informações pelo telefone: (48) 3623-2133;

• Sesi, em Tubarão, contrata enfermeiro. Outras informações pelo site crescemosjuntos.com.br;
• Tigre Transportes, em Jaguaruna, contrata motorista carreteiro - CNH E. Contrata-se também supervisor de manutenção, frentista e atendente de conveniência. Outras informações pelo telefone: (48) 3624-1515.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.