quinta, 23 de maio de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

A Hora do Emprego - Fernando Rodrigues

Emprego para toda vida

Publicado em 02/05/2019 00h39

Eu sei, eu sei, este pode não ser o dia para tocar neste assunto. É maio, mês que paramos o mundo para celebrar o dia do trabalhador e eu propenso a escrever um texto para chamar sua atenção que emprego vitalício é coisa do século passado, posso correr o risco de ficar sem leitor. É ou, não é?
Entretanto, todavia, aceito correr o risco e vou falar sobre o assunto. Espero que você me compreenda ou espero que você fique atento ao tema.

Veja bem... Antigamente o importante era você ter um emprego para toda vida. Hoje o que importa é você ser empregável pela vida toda. É ou, não é? No lugar do emprego para toda vida surgiu um novo modelo de contrato de curto prazo e empregos temporários.

Na verdade, a palavra emprego está em extinção, bem como quase tudo o que dela decorre. Porém, acredito que você já sabia! E, atualmente, ou seja, hoje, o que devemos buscar é um trabalho.
O profissional deve estar preparado para as mudanças que poderão surgir e, assim mudar todo o rumo da sua carreira para manter a competitividade. E o comportamento profissional é um dos aspectos mais importantes a serem observados para quem procura aumentar sua competitividade e garantir sua empregabilidade no mercado de trabalho. Esse é o atual mundo do mercado de trabalho. É o que temos. Gostem ou não!

Para competir neste cenário mundial de incertezas políticas e econômicas às empresas procuram manter pessoas com alta taxa de empregabilidade. Empregabilidade - entenda-se, profissionais que possuem as qualificações necessárias para serem absorvidos pelo mercado de trabalho independente do momento econômico e área geográfica. Entendeu?

Ou seja, profissionais com predisposição para o trabalho em equipe, conhecimento do mercado que atua, iniciativa, espírito empreendedor, persistente, otimista, responsável, criativo, disciplinado e etecetera e tal.

A história atual do mercado de trabalho tem mostrado que a despeito do cargo que exerce, o profissional deve estar sempre preparado para mudanças que poderão surgir e mudar todo o rumo da sua carreira. 

Não se engane, não existe mais quaisquer garantias de emprego por parte das empresas. Para aqueles que estão empregados fica o aviso. Para aqueles que procuram trabalho paciência e persistência é a dica.

As empresas de hoje buscam por profissionais adaptáveis. As tecnologias, as relações de emprego, o mercado, os valores e o modo de encontrar soluções para os problemas mudaram, enfim tudo mudou significativamente nos últimos anos e continuará mudando. Portanto, é preciso acompanhar o ritmo das coisas. Pense nisso!


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital