Como dizer não a uma proposta de emprego

Parece clichê esse tema do artigo de hoje. Como parece ser simples e deveria ser, você responder quando alguém lhe pergunta se quer dançar pagode, mas seu estilo é rock, normalmente a resposta é “não, obrigado”. E se alguém lhe oferece suco de manga, mas você prefere laranja, provavelmente você responderá “não, obrigado”.

Portanto, quando você recebe um convite para participar de uma seleção de emprego que talvez não esteja de acordo com suas expectativas, a resposta também deveria ser simples e sincera: não, obrigado.

Mas, todavia, no dia a dia do recrutamento e seleção isto vem se tornando cada vez mais difícil. O profissional está com entrevista marcada e confirmada, porém não vai, não avisa que não poderá comparecer à entrevista e não dá retorno algum ao selecionador.

Pois é. Este tipo de mau comportamento tem se tornado cada vez mais comum, e para evitar situações como essa, é importante se atentar às informações da vaga já no primeiro contato do selecionador com você.

Normalmente, por telefone, as informações sobre a vaga são repassadas com detalhes suficientes para definir o interesse do profissional pela oportunidade. Caso o candidato sinta que não tem detalhes satisfatórios, está no seu direito de questionar sobre local de trabalho, atividades a desenvolver, horário de trabalho, etecetera e tal. Entendeu?

Sendo assim, o postulante deve escutar e entender a proposta que está sendo feita e refletir se está de acordo com suas expectativas. Caso contrário, deve agradecer e recusar a vaga, tendo consideração pelo profissional que o convidou. Se ainda, a qualquer etapa do processo seletivo, o candidato desistir da oportunidade, é fundamental que ele entre em contato com o selecionador para demonstrar profissionalismo e respeito.

A dica de respeito de hoje é simples, como bem você já percebeu, não tenha vergonha de recusar uma proposta de trabalho, porém, coloque-se no lugar do profissional que vai realizar a seleção, não o faça de “bobo”. Se é que você me entendeu! “Respeito” é a palavra certa. Faz assim: se candidatou, mas repensou e viu que aquela vaga não é bem o que você quer, avise o recrutador sobre a sua desistência, só isso. Em qualquer momento do processo seletivo você pode tomar essa iniciativa, comunique que não seguirá adiante no processo e ponto final. No mais, bola para frente, fé em Deus e sucesso!

Mural de vagas
• Unicred, em Tubarão, contrata assistente de relacionamento. Com curso superior completo em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia ou áreas correlatas. Outras informações pelo site vagas.com.br;

• Dom Bruno Alimentos contrata auxiliar de produção. Interessados podem entregar o currículo na empresa na rua Otávio Sebastião, 218, bairro Oficinas, em Tubarão;

• Inmes, em Braço do Norte, contrata montador mecânico, auxiliar de montagem, encarregado de almoxarifado e auxiliar de caldeireiro. Outras informações pelo telefone: (48) 3651-2326;
• Stone Pagamentos contrata consultor comercial para Imbituba. Outras informações pelo site vagas.com.br;

• G3 Automation, em Braço do Norte, contrata projetista mecânico. Outras informações pelo telefone: (48) 3632-5892;

 • Hospital Nossa Senhora da Conceição contrata técnico em informática. Outras informações pelo site vagas.com.br.