Não é que você ganha mal..

É você que gasta mais do que ganha – eu sei, a verdade dói! Porém, hoje, infelizmente, pretendo tocar em um assunto que você não vai gostar -, sua ruína financeira! Ou melhor, o “rumo do caos” que a sua vida pessoal e profissional pode estar se “enveredando”. Se é que você me entendeu!

Antes de tudo, deixe-me revelar (se é que você ainda não sabia) alguns dados sobre a “saúde financeira” dos brasileiros e brasileiras. Segundo informações do IBGE. 

Estatisticamente, ou melhor “alarmante” falando, 81% dos brasileiros não possuem qualquer reserva financeira, dados do IBGE. Mais de 60% dos brasileiros gastaram mais do que ganharam em 2018, diz pesquisa da Serasa. 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa do SPC Brasil. Tá bom para você? Ou, tá muito ruim para você?

Pois é. Depois de revelar estes dados desoladores da falta de saúde financeira dos brasileiros preciso dizer como aprendi a cuidar mais das minhas finanças pessoais. 

Hoje, dou graças a insistência da minha mãe que um dia sim e outro também, me chama a atenção para cuidar detalhadamente das minhas finanças. Posso dizer que ainda estou engatinhando nos cuidados da minha saúde financeira. Não é fácil. Não mesmo. Semanalmente, realizo balanço financeiro e atualizo meu fluxo de caixa. Semanalmente! Tenho todas as minhas receitas, despesas e investimentos mensais na ponta do lápis. Repito, não é fácil. Não é mesmo. Porém, vale a pena. E como vale!

Veja bem. Se você não sabia, sua saúde financeira interfere diretamente na sua vida profissional, sem falar da pessoal. Se é que você ainda não tinha se dado conta! Uma boa noite de sono, depende quase que exclusivamente das suas contas em dia. Ou não? 

A receita ideal para evitar medicamentos, ou seja, drogas para dormir é preferir uma caminhada ao ar livre do que um passeio no shopping. Se é que você me entendeu! Prefira a bicicleta do que o carro. Transporte público é uma boa opção. Pegue carona. Dê carona. E assim vai. O segredo para ter paz financeira é muito simples como diz minha mãe -, gaste menos do que você ganha. E ponto final. Não existe milagre. 

A dica mais fundamental de todos os educadores financeiros para desfrutar da paz financeira é: gastar menos do que você ganha. Atentai bem. Rico não é aquele que ganha altos valores, e sim, aquele que gasta menos do que ganha. Pense nisso.

Outra dica fundamental – não caia na cilada do dinheiro fácil, corra destes retornos financeiros milagrosos. Fuja quando alguém lhe falar de alguém que ficou rico com investimentos duvidosos. Corra, quando alguém lhe oferecer investimentos em moedas virtuais, corra! Pirâmide, corra para bem longe!

Para encerrar o assunto de dinheiro, ou do descontrole do dinheiro, do tema de hoje, vou deixar aqui uma superdica de leitura semanal sobre inteligência financeira: todos os finais de semana aqui no Jornal Notisul temos a coluna da Camila Scussel, leia, vale a pena. E, você pode também pedir ajuda para a – Nathalia Arcuri – ou se preferir pedir ao – Gustavo Cerbasi -, procure por eles no YouTube. Ou talvez, você pode desejar assistir também no YouTube a um TED Talk do Jairo Forero – “Cómo puedes disfrutar de paz financiera”. No mais, confia em Deus e sucesso!

Mural de vagas
• GC do Brasil contrata auxiliar técnico de sinistro para atuarem Imbituba. Mais informações pelo site vagas.com.br

• Pró-Vida complexo médico contrata técnico de informática. Interessados podem cadastrar o currículo pelo site clinicaprovida.com.br no link trabalhe conosco.

• Vaga para engenheiro ambiental ou engenheiro químico para atuar como técnico ambiental. Com registro no CREA ou CRQ e com carro próprio. Interessados podem enviarem o currículo para o e-mail: andreza@grantime.com.br

• SESC de Tubarão contrata Instrutor de Atividades – educação física (bacharel) e Inscrição no CREF. Mais informações pelo site sesc-sc.com.br