How do you define yourself?

Por mais incrível que pareça, nós não estamos preparados para responder a essa que é a principal pergunta realizada em processos seletivos para qualquer oferta de emprego. Não só em processos seletivos da iniciativa privada empresarial, mas também em processos seletivos de instituições de ensino públicas e privadas. Isso mesmo. Na semana passada participei de um processo seletivo para professor dos cursos de engenharia de uma universidade privada e lá numas das etapas me deparei com essa pergunta.

No processo seletivo de uma das pós-graduações em engenharia da UFSC faz se essa pergunta. E não é só isso. Umas das maiores redes sociais do mundo, o Facebook, lá na sua biografia, também faz essa pergunta, “Quem é você? / Fale um pouco sobre você”.

Se outrora nós fazíamos sinal de fumaça para nos comunicar com a tribo vizinha, hoje, nós de qualquer ponto geográfico do planeta podemos conversar com milhões de pessoas apenas com um clique na tela do Smartphone. Ou não?

Se antigamente nós esperávamos o oceano congelar para chegar em outro continente, hoje, nós embarcamos num avião e em no máximo 8 horas cruzamos o oceano atlântico. Ou não?

Porém, dito tudo isso, lamentavelmente nós ainda não sabemos responder a essa simples pergunta –, quem é você? Pois é. E não me venha com resposta de que você é: engenheiro civil com especialização em segurança do trabalho / Eu sou modelo / Eu sou do Lar / Eu sou enfermeira. E etecetera e tal, isso não é você, isso é o que você faz, ou no máximo o que você estudou! Isso não é “quem é você”! Se é que você me entendeu?

Erroneamente tentamos responder a essa pergunta falando sobre a nossa profissão e o cargo que ocupamos, exibindo o carro que dirigimos ou mesmo dizendo qual a religião que professamos, mas estes elementos estão à margem da verdadeira essência de uma pessoa. É triste isso, mas é verdade.

Desbravamos o Universo, pisamos na Lua, mergulhamos fundo nas profundezas dos oceanos, voamos na velocidade do som e ainda, não conseguimos descobrir a essência do Ser. Será que vamos viver na eterna ambição do Ter? O que você acha?

Enquanto você pensa no assunto, se é que você ainda não pensou, deixe-me expor mais um detalhe importante que vai nos fazer pensar um pouco mais.

Você já olhou nos olhos das pessoas dentro de um ônibus? Dentro de um metrô, ou de algum transporte coletivo? Ou até mesmo você já olhou nos olhos de alguma pessoa na “muvuca” da correria de um Shopping Center? As pessoas estão desanimadas, perecem zumbis, sem alma. Estão todos no piloto automático do comprar para Ter, se é que você me entende!

É hora de dar um basta nisso. É hora de você, eu e nós todos nos concentrarmos no que mais interessa –, Ser! É urgente, para mim, para você e para todos da raça humana aprendermos de uma vez por todas a responder a pergunta mais simples do mundo –, quem é você?

Assim como nossas qualificações profissionais nos define como profissional, a nossa contribuição única para o mundo é a nossa identidade pessoal. A nossa missão pessoal é o que nos faz quem somos. Se é que você me entendeu?

Veja bem. Não é necessário peregrinar à Santiago de Compostela nem se entregar a complexos exercícios espirituais. Basta que cada um de nós possa se munir do desapego do Ter e mergulhar dentro de si mesmo e encontrar a sua missão pessoal. No mais, Fé em Deus e sucesso!

Mural de vagas
• Associação Congregação Santa Catarina contrata para atuar em Tubarão, coordenador do processo de qualidade.

• Manuchar contrata para atuar em Imbituba, motorista de carreta.

• Cooperativa cewntral aurora alimento contrata para atuar em Garopaba, vendedor externo, são duas vagas.

• Liq contrata promotora para reposição e divulgação de produtos. Para atuar em Laguna.
Outras informações pelo site vagas.com.br.