Como foi a sua Ceia de Natal?

Não. Não mesmo. Não me venha com a resposta que Ceia de Natal é tudo igual, por que não é. Cada família possui o seu ritual. Muito provavelmente a sua família tenho um ritual peculiar. Ou não? Pense por alguns instantes.

Enquanto você pensa, vou continuar com o assunto do tema de hoje. Quero trazer ao debate um assunto bem peculiar. Um assunto que deveria ser pauta dos principais debates de qualquer grupo formador de opinião e um dos principais assuntos da agenda dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Se é que você me entende! Espero que sim.

OK, vamos ao direto ao ponto. Você já parou para pensar que a quantidade de vezes que você se alimenta é diretamente proporcional as vezes que você vai ao banheiro? Não. Ok, eu explico melhor. A quantidade de resíduos sólidos ou líquidos que você gera através das suas necessidades fisiológicas é equivalente ao que você come. Entendeu?

“Que papo cabuloso é este em pleno janeiro esse negócio de Ceia de Natal?”, você deve estar se pergunta! Ou não? Então, atenha-se aos fatos. Segundo dados das autoridades de Saúde do nosso país, 50% dos brasileiros são sedentários. E na outra ponta da escala segundo as autoridades de Saúde da ONU, 1 bilhão de pessoas passam fome todos os dias. Complexo isso né?

Eu sei que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Porém este gancho que eu fiz aqui no texto, principalmente para chamar a sua atenção a temas tão complexo é um link para os três pontos que eu desejo destacar neste assunto desta quarta-feira. Reciclagem, atividade físicas e desperdício.

Reciclagem – a pauta reciclagem é fundamental para a nossa manutenção de sobrevivência neste planeta. Isso é fato consumado. E que tal você ingressar neste ano novo fazendo uma triagem, ou seja, uma separação do que é reciclável e do que não é reciclável em sua vida pessoal e profissional? Pense por alguns instantes. Deixe me tentar ajudar. Veja bem. Não reciclável é tudo aquilo que não dar mais para aproveitar. E reciclável ainda pode ter utilidade. Entendeu?

Atividades físicas – A vida sedentária e a tensão endurecem nossos corpos. Além é claro, de custar muito ao Sistema de Saúde de nosso país. Tratar as doenças relacionadas ao sedentarismo custa muito caro ao nosso bolso. Por isso e por outros motivos este assunto deve ser pauta em qualquer agenda de discussão. Não vou me alongar muito neste tema por que não sou da área da saúde, porém sugiro duas coisas para você: não espere a próxima segunda-feira para você começar uma atividade física, comece hoje mesmo. E se possível, tire um tempinho por estes dias de férias de verão e assista ao filme Wall-E.

Desperdício – quanto de alimentos foi para o lixo orgânico do resto da sua Ceia de Natal? Antes, deixe-me elucidar. Quase 1 bilhão de pessoas passam fome todos os dias segundos dados da ONU. Pois bem. Que tal você repensar a sua forma de consumo? No geral, o consumo consciente de roupas, alimentos, água e eletricidade, faz um bem para a humanidade e para o seu bolso. Assuma o compromisso de este ano diminuir ao máximo o desperdício.

Lembre-se as pessoas que se sentem solitárias são as mais consumistas. Então, bora fazer novos amigos e aproveitar as coisas simples da vida. E pra fechar com “chave de ouro” desejo a você saúde e um prospero ano novo. Fé em Deus e sucesso!