Como pagar meia-entrada?

Fala galera do doutorado, do mestrado, da graduação e do ensino médio, hoje o papo reto é com vocês. Porém, se você não se encaixa em nenhum destes perfis, talvez este assunto sirva para seu filho(a), ou para algum conhecido. Talvez! E se caso, você não tem interesse em pagar meia-entrada em diversos eventos culturais e esportivos, mas é uma pessoa bem informada, talvez curta a leitura do tema de hoje.

Veja bem, no meu caso que sobrevivo com bolsa de pós-graduação stricto sensu pagar meia-entrada é questão de sobrevivência. Se é que você me entende? Viver de bolsa de estudos numa cidade cara como Porto Alegre, é aquele tal negócio -, vende-se o almoço para comprar a janta; apresentar minhas pesquisas científicas em congressos ou pagar o aluguel da moradia! Isso mesmo, inscrições para participar de congressos custa o olho da cara! Se não fosse só, soma-se a isso, o transporte, a estadia e a alimentação! Entendeu agora? Então, é por estes e outros motivos que eu carrego comigo para onde quer que eu vá minha carteira de estudante. Exatamente isso, a carteira de estudante é o documento que dá acesso a diversos estabelecimentos com 50% de desconto aos estudantes. A carteira garante acesso a cinemas, teatros, espetáculos musicais, eventos educativos, jogos desportivos, entre outros. Que tal você fazer a sua?

A meia-entrada é regulamenta por Lei Federal, que dispõe sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos. Fique ligado e exija o seu direito! Entendeu o papo reto? OK, vamos às dúvidas: Sou estudante, mas não tenho carteirinha. Posso comprar meia-entrada? Não, somente estudantes devidamente identificados poderão usufruir o direito de compra de ingressos meia-entrada. Segundo a Lei 12.933/2013, o estudante deve providenciar o documento de identificação estudantil, que deve ser padronizado e emitido pelas entidades estudantis. Pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) ou pela Rede Nacional de Estudantes (Renae).

E muita calma nessa hora, porque os estabelecimentos poderão recusar qualquer outro documento que não seja o documento do estudante padronizado, sem direito a reembolso.

Contudo, se o estabelecimento se recusar a oferecer o desconto quando você estiver portando sua carteirinha de estudante devidamente dentro da Lei, é preciso guardar o comprovante do valor pago e ir até a sede do órgão, ou dirigir-se aos Procons municipais para efetuar a reclamação, portando seu RG, CPF e comprovante de residência. Fique ligado!

Outras informações e para solicitar a sua carteira de estudante acesse qualquer um dos seguintes sites: renae.org.br ou documentodoestudante.com.br. Agora é com você!

Mural de vagas

• Gigabyte Informática , em Braço do Norte, contrata eletrotécnico. Com registro no Crea. Outras informações pelo telefone: (48) 3658-61 17.

• Mendes & Koch, em Capivari de Baixo, seleciona auxiliar de departamento pessoal. Com ensino superior completo em contabilidade. Interessados podem ligarem para o telefone: (48) 3623-0029.

• Atacadista Líder, em Tubarão, contrata operador de caixa. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: recutamento05@lideratacadista.com.br, com o nome da vaga no assunto do e-mail.

• Atento Brasil contrata consultor de negócios para Imbituba. Outras informações pelo site vagas.com.br.

• Socimed contrata enfermeira(o). Com experiência na área hospitalar. Interessadas podem enviar o currículo: rh@socimed.com.br.

• Cursos gratuitos para estudantes oferecidos Nube para se qualificar para o mercado e ganhar certificado de atividades complementares! Para participar, cadastre-se no nube.com.br.