Engenheiros sem fronteiras

Daqui a mais ou menos quatros anos eu pretendo voltar para Laguna. Minha residência fixa é em Laguna. Eu amo Laguna! Para mim, a região da Amurel é um ótimo lugar para viver. É perto de tudo. Praia, mar, serra, shopping, aeroporto, escolas e universidades de qualidade, etc. e tal. E o nosso povo? É engajado e acolhedor. É ou, não é?

Porém, neste período em uma Big City, como a Capital Gaúcha, quero enriquecer ao máximo minha vida pessoal e profissional. Ao final do meu doutoramento em engenharia na UFRGS quero poder voltar à região e contribuir ao máximo com desenvolvimento local.

Pois bem, com o texto de hoje quero dizer que dei mais um passo para o meu aprimoramento. Ingressei no Grupo dos Engenheiros Sem Fronteiras (Núcleo Porto Alegre). Minha real intenção é adquirir e contribuir o máximo possível com essa organização e ao retornar para Amurel quero reunir um grupo de pessoas e criar os Engenheiros Sem Fronteiras da Amurel.

Porém, o que você tem a ver com isso? Boa Pergunta! Mas antes deixe me dizer o que são e o que fazem os Engenheiros Sem Fronteiras. Então, ser um Engenheiro Sem Fronteiras é acreditar na importância da engenharia para o desenvolvimento social. Somos uma organização internacional e não somos associados a qualquer partido ou Estado.

Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de vida das comunidades e indivíduos em situação de vulnerabilidade, contribuindo para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados.

Aqui em Porto Alegre abraçamos a causa da Vila São Pedro, uma das comunidades pobres da cidade. Nesta comunidade, vamos revitalizar a creche e a praça de recreação. Todos os projetos de engenharia serão desenvolvidos pelo nosso grupo e executados em conjunto com voluntários locais.

E é justamente aqui que eu queria chegar com o assunto de hoje. A importância do engajamento pessoal em um projeto comunitário. O que você tem feito pela sua comunidade? Qual a sua contribuição para um mundo melhor?

Não custa nada lembrar que pessoas que se envolvem com o engajamento social possuem algumas características vitais à conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho. Tais como: boa relação com o próximo, olhar e pensamento humanizado e disponibilidade de viver situações inusitadas. Além, é claro, de maximizar sua rede de contatos para uma possível indicação de uma oportunidade de trabalho.

Então o que você está esperando? Corra, encontre alguma rede de amigos engajados com algum projeto comunitário e abrace essa causa. Vamos fazer deste mundo um lugar mais humano? O que você acha? Fé em Deus e sucesso.

Curso de Italiano Online e Gratuito
A USP disponibilizou online um curso com 16 lições mais exercícios para quem quer se aprofundar na língua Italiana. Por meio do Programa Dire, fare, partire! A USP está oferecendo a oportunidade para aprender italiano sem precisar gastar nada. Ficou interessado? Acesse o site: cursosextensao.usp.br.