Como é que aprendemos a andar?

Minha memória é seletiva. E, por ser tão automático acabei apagando de meus registros memoriais os meus primeiros passos rumo ao andar com minhas próprias pernas. Porém, guardo em minha memória com muito carinho e orgulho como aprendi a andar a cavalo.

Ganhei de um de meus cunhados, um pônei xucro, quando tinha mais ou menos 5 anos de idade.

Não menos contraindicado iniciar uma criança a andar de cavalo, em um pônei xucro… Contudo, foi assim que aprendi a cair e levantar. Meu pai fazia questão de me ensinar que se caiu! Levanta e tenta novamente, sucessivamente. Nesta de cair e levantar e tentar novamente, fui campeão catarinense e campeão brasileiro de rodeios representando Santa Catarina na competição nacional, com apenas 14 anos de idade (mas, isso é tema para outro texto).

Dito isso, quero que você tente lembrar como é que você aprendeu a andar? Ou seja, caminhar com suas próprias pernas. Pense por alguns minutos. Enquanto você pensa me deixe parafrasear Dr. Lair Ribeiro. Segundo o escritor e médico cardiologista brasileiro, aprendemos a andar caindo e levantando. Caímos e levantamos, caímos e levantamos, até acertar. Se em determinado momento, quando neste seu treinamento ainda neném, você dissesse: “não vou conseguir, não adianta!” – você não estaria andando até hoje. Não é mesmo?

Entretanto, o bebê não está nem aí para isso: ele vai experimentando e falhando até que um dia ele anda. Foi assim com você? Ou não? Pois bem. Em nossa educação, no entanto, falhar é pecado, e a medida que isso acontece, nossa autoestima vai sendo destruída. Então, é bom lembrar do bebê persistente que já fomos. Pense nisso!

Caímos muitas vezes até aprendermos a andar. É ou, não é? Então pare de lamentar. Não desista. O ano está só começando, são mais de 360 oportunidades. Ou seja, cada dia é uma oportunidade de tentar novamente.

A minha dica de ouro com este assunto de hoje é: pare de procurar emprego vitalício, procure emprego que vale bem mais do que o contracheque. Está difícil? Está muito difícil. Contudo, nunca esqueça como você aprendeu a andar!

No mais, agradeça a Deus pela vida e pelos obstáculos. Procure neles uma oportunidade para crescer e vencer. Não permita ser escravo de pensamentos negativos. Deseje ardentemente não somente vencer e conquistar algo na vida, mas também queira ser útil à sociedade onde se está inserido. Sucesso!

Mural de vagas
• Supermercado Tieli, em Braço do Norte, contrata nutricionista. Interessados podem enviar o currículo para: jadna@tieli.com.br;
• Gelox Refrigeração contrata auxiliar administrativo(a). Interessados podem entregar na Gelox. Av. Patrício Lima, Humaitá de Cima – Tubarão;
• Unicer Bebidas contrata recepcionista. Com ensino médio completo. Interessadas enviar o currículo para o e-mail: rh@unicerbebidas.com.br, colocar no assunto o nome da vaga;
• Lojas Koerich, em Tubarão, contrata vendedor(a). Outras informações pelo Twitter @ahoradoemprego;
• Empresa referência no ramo de atuação contrata assistente de logística para a cidade de Imbituba. Com ensino médio completo, e/ou com curso técnico completo e/ou superior cursando em Administração, Logística. Outras informações pelo site vagas.com.br;
• Japhi Pesca, em Laguna, contrata manipulador de pescados. Com experiência na área. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: rhjaphi@gmail.com.