Não foi macumba!

Foi perseverança. Otimismo. Responsabilidade. Determinação. Coragem. Atitude. Coerência. Força de vontade. Bom humor. Paixão. Disciplina.  Esforço. Obstinação. Dedicação. Pontualidade. Sagacidade. Profissionalismo. Honestidade. Humildade. Muito estudo, muito estudo e muito estudo. Onde eu consegui chegar com tudo isso?

Fui aprovado em terceiro lugar para o doutorado em engenharia na melhor universidade federal do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). E o doutorado em engenharia nesta instituição é o melhor do país e excelência internacional (Nota 7, nota máxima Capes), ou seja, um dos melhores do mundo.

Eu seria omisso se deixasse de mencionar que também fui aprovado para o doutorado da sexta melhor universidade do Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina. E o doutorado em engenharia da Ufsc é nota máxima da Capes, nota 7, ou seja, também é um dos melhores do país e excelência internacional.

Posso comemorar? Pode, agora pode. Como eu consegui estes resultados? Com perseverança.

Otimismo. Responsabilidade. Determinação. Coragem. Atitude. Coerência. Força de vontade. Bom humor. Paixão. Disciplina. Esforço. Obstinação. Dedicação. Pontualidade. Sagacidade.

Profissionalismo. Honestidade. Humildade. Muito estudo, muito estudo e muito estudo.

Agora eu só quero férias? Não. Serão quatro anos de muita perseverança. Otimismo.

Responsabilidade. Determinação. Coragem. Atitude. Coerência. Força de vontade. Bom humor.

Paixão. Disciplina. Esforço. Obstinação. Dedicação. Pontualidade. Sagacidade. Profissionalismo.

Honestidade. Humildade. Muito estudo, muito estudo e muito estudo.

Essa é a minha receita de sucesso. Pode servir para você? Talvez! O detalhe é todas as vezes que ouvimos a palavra “sucesso”, a primeira coisa que nos vem à mente é posse, bens, riquezas, fama, etc. No entanto, sucesso não significa necessariamente acumular riquezas ou atingir popularidade. Significa alcançar algo que, independentemente da atividade realizada, traz um senso de preenchimento, de dever cumprido, de eficácia.

E segundo o escritor José Carlos Pezini, a realização pessoal e profissional, ou seja, o “sucesso”, ocorre quando a pessoa descobre o propósito para o qual foi criada e, ao contrário do que se pensa, não é o resultado da profissão que se possui. Ser bem-sucedido é desfrutar a vida com prazer, é saber que aquilo que se está fazendo cumpre o propósito para o qual se foi criado.

Portanto, o fundamental é você descobrir o que te move. Qual a sua paixão. O que ti faz acordar cedo todos os dias. Qual o seu sonho? O que ti impede de realizá-lo? Tenha coragem de sair da zona de conforto. Experimente! Em 2018 aprenda algo novo todos os dias. Fé em Deus, feliz Ano-Novo e sucesso!