Laguna
O fim de semana será de praia na região. A previsão é de sol e calor com a temperatura entre 30 e 32º no domingo. De acordo com a meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Gilsânia Cruz, o mês de agosto será fora dos padrões, com um inverno não rigoroso.
O calor será provocado pela chamada ação pré-frontal, porém não pode ser registrado como um veranico, já que na madrugada de segunda para terça-feira as temperaturas voltam a cair, mas com menos intensidade. “Na próxima quarta-feira o tempo seco volta com médias altas para a época do ano”, adianta a meteorologista.
De acordo com o boletim da Epagri, a previsão para o trimestre é de chuva acima da média no estado, podendo ter uma distribuição irregular no tempo. A incidência de temporais e granizo é menor neste mês e maior a partir de setembro, mas eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, que resultam em alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.
Com relação à temperatura, a expectativa é de um fim de inverno e início de primavera acima da média climatológica, especialmente devido às mínimas, que tendem a ficar mais elevadas. Mesmo assim, neste mês ainda podem ocorrer incursões de massa de ar polar, com possibilidade de geada e até episódios de neve. Em setembro, o frio começa a reduzir gradativamente. Já em outubro, espera-se períodos mais aquecidos.