Educadores podem participar de escuta nacional sobre ensino de matemática

Foto: Sumaia Vilela - Divulgação: Notisul

Os professores da rede pública de todo o Brasil podem responder até sexta-feira (28) à Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, uma pesquisa do MEC para melhorar o ensino da disciplina.

Objetivo é aprimorar práticas pedagógicas

A iniciativa busca coletar percepções dos professores sobre a matemática para aprimorar o ensino e a aprendizagem. A escuta considera as dificuldades e demandas dos educadores, ajudando na formulação de políticas públicas mais eficazes.

Entre os pontos abordados no questionário estão:

  • Perfil dos professores e suas trajetórias profissionais;
  • Crenças, atitudes e metodologias aplicadas;
  • Contexto de atuação e clima escolar;
  • Currículos e práticas pedagógicas.

Quem pode participar e como funciona?

Professores da educação básica e da educação profissional e tecnológica podem responder ao formulário online de forma anônima. O MEC destaca que a participação pode ocorrer mais de uma vez caso o professor lecione em diferentes contextos.

Além disso, educadores que atuaram em 2024 também podem participar, considerando suas experiências no ensino da disciplina.

Baixo desempenho em matemática preocupa especialistas

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 mostram que o Brasil ocupa a 65ª posição entre 81 países na aprendizagem de matemática. Além disso, o estudo TIMSS 2023 revelou que 51% dos alunos do 4º ano do ensino fundamental não atingem o nível básico da disciplina.

Já no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, apenas 5% dos estudantes terminam o ensino médio com o aprendizado adequado. Esses números evidenciam a importância de iniciativas como a escuta nacional para reverter esse cenário.

Fique sempre bem informado com o Notisul!

Receba as principais notícias do Brasil e do mundo diretamente no seu celular ou computador! ⚡📲 Entre agora no nosso grupo de WhatsApp e acompanhe tudo em tempo real: clique aqui.