Chuvas em SC: risco de deslizamentos persiste na Grande Florianópolis e Litoral Norte

FOTO CBMSC Divulgação Notisul
Com a previsão de mais chuvas, Defesa Civil alerta para deslizamentos em áreas de risco.

A redução do volume de chuvas nas últimas horas não diminuiu o risco de deslizamentos em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforçou o alerta da Defesa Civil Estadual para moradores da Grande Florianópolis e do Litoral Norte. O solo permanece saturado e, com a previsão de novas chuvas nos próximos dias, a possibilidade de deslizamentos aumenta consideravelmente. A orientação é que moradores em áreas de risco fiquem atentos a sinais como trincas no solo e movimentação de terra.

CBMSC intensifica monitoramento e posiciona equipes de resposta

Para garantir uma resposta rápida, o CBMSC posicionou Forças-Tarefa nas regiões mais afetadas desde o dia 16. As equipes contam com materiais específicos para atuar em áreas deslizadas, além de viaturas e equipamentos prontos para intervenções emergenciais. A corporação segue em sintonia com a Defesa Civil para agir prontamente, caso necessário.

  • 5 Forças-Tarefa ativadas: Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú;
  • Recursos disponíveis: viaturas, materiais de intervenção e equipamentos especializados.

Mobilização de equipes para atender ocorrências

Para lidar com a alta demanda, o CBMSC mobilizou efetivos extras e remanejou guarnições. As Forças-Tarefa estão atuando em busca e resgate de pessoas ilhadas, desobstrução de vias, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares.

  • 433 ocorrências atendidas;
  • 37 municípios afetados;
  • 330 bombeiros militares e comunitários;
  • 94 viaturas e 48 embarcações mobilizadas.

Orientações de segurança para a população

O tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior reforçou a importância de atenção aos sinais de risco. Moradores de encostas ou áreas já impactadas devem buscar locais seguros ao perceberem trincas ou movimentações de terra. Em emergências, a recomendação é acionar o CBMSC pelo número 193.