Possíveis prefeituráveis de 2020

As eleições de 2020 batem à porta. Isso mesmo que você leu! Apesar de faltar um ano e quatro meses para o próximo pleito, desta vez o municipal, quando escolheremos novos (ou os mesmos) vereadores, prefeitos e vices, os bastidores da política já estão movimentados para outubro do ano que vem, e muito, principalmente em Tubarão, que é o maior centro urbano da região e segundo mais importante do Sul do Estado.

Em miúdos, esses tais bastidores começam a se agitar um dia após cada eleição. E é assim que, no fim de outubro passado, com muitas idas e vindas de partidos e análises de possíveis nomes que possam compor a majoritária e a proporcional de cada coligação – ou chapa pura – interagem em cada diretório de partido.

O atual prefeito, Joares Ponticelli (Progressistas-PP), que já teve o seu nome ventilado para migrar ao PSL, sigla liderada nacionalmente pelo presidente Jair Bolsonaro, deve tentar a reeleição. E ele mantém o foco em um dia ser cabeça-de-chapa em uma eventual disputa para governador (talvez no pleito de 2022). Além dele, o ex-chefe do Executivo de Tubarão, Olavio Falchetti, poderá ressurgir representando o PT, ou seu correligionário Professor Paulão, que é vereador atualmente.

Outros do parlamento da Cidade Azul que podem ter o seu nome apontado como pré-prefeituáveis são o presidente do Clube Atlético Tubarão, Gilmar Negro Machado, o Cascão, Alexandre Moraes (PSD), Pepê Collaço (Progressistas) – atual diretor da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), Douglas Antunes (MDB) e Jairo Cascaes (PSD). Também é mencionado por alguns filiados o edil José Luiz Tancredo (PSDB). O tucano Carlos Stüpp não deverá enfrentar mais uma campanha, muito em virtude do último resultado, em 2016. O partido ainda estuda vários nomes, e uma corrida de mudanças de siglas entre os políticos poderá ocorrer em cima da hora, colocando nomes novos à disposição, principalmente entre os chamados grandes partidos. Edi da Farmácia (PSB) e até mesmo o eterno deputado federal Edinho Bez (MDB) podem surgir.

Um fato interessante que me tem chamado a atenção nos últimos meses é a ascensão de um possível candidato à prefeitura de Tubarão, respeitado no meio da saúde. O ex-diretor técnico do HNSC, Cristiano Alexandre Ferreira, ganha força. Agora só resta saber se realmente os bastidores estão lhe ‘preparando’ para tal campanha.

Uma coisa é certa, acredito que veremos uma eleição multilateral, com recordes de prefeituráveis. A disputa será boa, espero que também seja sadia. Vamos acompanhar de perto. Ainda tem muita água para correr sob essas pontes.

SOBE
Esporte

É importante o reconhecimento deste colunista e de toda a cidade pela excelente campanha do Tubarão Futsal na Liga Nacional e no Estadual. Neste sábado à noite, empate de 5 a 5 e gostinho de vitória. Parabéns!

DESCE
Copa do Mundo

A cobertura da Rede Globo na Copa do Mundo de Futebol Feminino foi a primeira na história da emissora. O atraso na veiculação dos jogos da Seleção e a antiga falta de interesse da população mostram um pouco da ressaca que sentimos hoje.