Filhos da deputada Flordelis têm prisão decretada por suspeita de matar o pai

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido da Polícia Civil e determinou nesta quinta-feira (20) a prisão temporária de Lucas dos Santos e Flávio dos Santos, filhos da deputada Flordelis (PSD). Ambos são suspeitos de participação no assassinato do pai deles, o pastor Anderson do Carmo de Souza.

O pedido foi feito ao Judiciário após um deles ter confessado o crime. De acordo com a Polícia Civil, Flávio, de 38 anos, admitiu ter dado seis tiros no pai. O irmão Lucas dos Santos, de 18 anos, também teria participado da execução.

Lucas e Flávio já estavam na cadeia desde segunda-feira (17), porque tinham mandados de prisão pendentes por outros crimes. O pedido de prisão temporária, por homicídio qualificado.

Apesar de ter admitido a participação, outras questões teriam ficado pendentes e contraditórias no relato do filho da deputada. A polícia quer esclarecer o que de fato aconteceu.

“Mesmo quando ele admite essa participação, mas relata uma dinâmica que não se alinha como as coisas aconteceram, com a sucessão de fatos que a polícia tem. A polícia já tem a arma, uma perícia preliminar feita pela Delegacia de Homicídios e vai ser confirmada pelo instituto de criminalística, sabe que a arma foi utilizada, tem imagens do local e outros depoimentos. Isso a polícia tem de fato”, analisou o especialista em segurança pública, Fernando Veloso.

“Quanto a participação do Flávio está avançando na direção dele, mas o depoimento que ele dá, em razão dessa acareação, ainda é contraditório”, completou.

O advogado Marcelo Ramalho chegou à Delegacia de Homicídios por volta das 14h30 a pedido da deputada Flordelis para assumir o caso. Ele afirmou que não iria fazer nenhum comentário porque ainda não tinha conhecimento “das circunstâncias dos fatos”.

Relação extraconjugal

Uma das linhas de investigação da polícia é de que os irmãos tenham cometido o crime para vingar a mãe numa relação extraconjugal do pai.

Ambos os filhos de Flordelis com o pastor já tinham prestado depoimento na DHNSG sobre o caso no dia em que foram presos. A dupla foi detida na segunda-feira (17), durante o enterro do pai.

Desde então, Flávio ficou na carceragem da delegacia, e Lucas foi transferido para uma unidade do Degase. A princípio, Lucas foi preso por acusação de crime análogo a tráfico de drogas quando ainda era menor de idade. Por esse motivo, ele ficou numa unidade socioeducativa.

Latrocínio é descartado

A polícia descartou hipótese de latrocínio – roubo seguido de morte – no caso do assassinato do pastor. Segundo a polícia, as imagens das câmeras de segurança da casa do pastor não mostram nenhum suspeito entrando ou saindo.

Na tarde desta quarta-feira (19), Flávio, que é filho biológico de Flordelos, prestou novo depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo.

Agentes encontraram, na noite anterior, uma pistola em cima de um armário no quarto onde ele dormia. Para a polícia, a arma foi usada no crime.

Por volta das 20h, enquanto prestava depoimento, Flávio passou mal e precisou ser atendido por socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na delegacia.