A influência da indústria 4.0 na criação e desenvolvimento de produtos de moda

Professora Deisy D’Aquino Claudio
Coordenadora do Curso de Tecnologia em Design de Moda

Um dos maiores desafios da indústria de confecção é confeccionar produtos com qualidade, entregá-los de acordo com o tempo previsto, na quantidade exata desejada e com baixo custo. Um dos aliados deste percurso é a tecnologia da indústria 4.0. A inserção destas tecnologias vem ao encontro com uma nova forma de criar moda, mais dinâmica e ágil, porém, é necessário que as empresas invistam na modernização dos seus processos.

Com as tecnologias da indústria 4.0, as decisões de previsão de demanda e de estoque, o planejamento da capacidade de produção, tanto quanto as pesquisas de tendências que já vem filtradas e a organização das coleções, passam a ser baseadas em dados confiáveis e fornecidos em tempo real, contribuindo para que as empresas sejam mais produtivas e eficientes.
Em linhas bem pontuais, podemos entender a indústria 4.0 como a nova lógica da produção industrial, pois nos dias atuais a mudança de layout no arranjo das máquinas, não basta para mudar o modelo de produção, o qual resulta na quarta revolução industrial, que traz como marca um significativo avanço na relação entre homem e máquina.

Este novo modelo de indústria impulsiona uma série de avanços no processo produtivo, trazendo um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia, elevando o ideal de automatização para um patamar bem acima do que a indústria está habituada. Trata-se da inteligência artificial transformando a maneira como máquinas se comunicam e utilizam as informações para otimizar o processo de produção, tornando-o mais econômico, ágil e autônomo. Graças à combinação de tecnologias que trabalham de forma associada, todas essas informações e otimizações de processos são possíveis. Entre esta combinação de tecnologias destacam-se o Big Data e o Cloud Computing,  que dão agilidade aos processos e tornam o trabalho de criação de moda mais racional e produtivo.

Na indústria do vestuário várias soluções vêm surgindo com base nos preceitos da quarta revolução industrial, uma delas são os softwares para modelagem e encaixe, soluções fáceis de aprender, usar e manter que aceleram o desenvolvimento e a produção de moda, evitando o desperdício de tempo e matéria prima. Existem outras ferramentas que agilizam os processos da indústria do vestuário como o PLM (Product Lifecycle Management) , capaz de focar nas necessidades cotidianas dos estilistas e profissionais de moda, ofertando um conjunto de ferramentas tecnológicas: a indicação de tendências baseada em inteligência artificial, ficha técnica automatizada, mapa de coleção interativo, cálculo de pré-custo de produto e planejamento de coleção. Também encontramos softwares com ferramentas para ilustração vetorial, layout, edição de fotos e design.

Ao investir em tecnologias de ponta, a indústria do vestuário consegue maximizar sua produtividade, reduzir custos e fortalecer sua posição no mercado, destacando-se nesse novo cenário de produção inteligente e personalizada.

Você sabia?
O Curso de Tecnologia em Design de Moda da Unisul, possui  laboratório de informática para aulas com os softwares Audaces moldes, Audaces encaixe, Corel Draw, Ilustrator, Photoshop e agora também em parceria com Coleção.com, um PLM (gerenciador do ciclo de vida dos produtos dentro da indústria) focado nas necessidades cotidianas dos estilistas e profissionais da área de moda.

Fique atento!
Se você é apaixonado por moda, lojista ou empresário do setor têxtil, fique atento ao Evento de Moda que irá acontecer no próximo dia 28 de junho, será no Espaço Integrado de Artes a partir das 19:30hs. Venha se encantar com o desfile das coleções desenvolvidas pelos alunos; a inspiração deste semestre foi a “Cultura Local” com foco nas macrotendências, afeto, empatia e indignação.