A força da comunicação (sem censura)

Há poucas semanas, detalhei, em minha coluna, alguns motivos que algemam o crescimento de Laguna. Fui criticado por alguns defensores da pátria de Anita, mas a maioria concordou com as alegações expostas, a maioria de culpabilidade do cunho político, o qual freia o desenvolvimento da segunda maior cidade (em população) da Amurel, e a quinta do Sul do Estado. Há cerca de 40 dias, um comunicador do município, Sidnei Silva, profissional o qual tenho amplo respeito e reconhecimento por todo seu profissionalismo e humildade que trata sua amada Laguna e, principalmente defensor daqueles que realmente a fazem crescer: o povo, levantou uma bandeira que não podemos deixar de citar ou cair no esquecimento, o problema da saúde que os lagunenses vivem, sem uma farmácia de atendimento básico adequada, falta de médicos nos postos, carência em exames de alta complexidade, dentre tantos outros problemas de um dos setores que mais deveriam funcionar em um município, e, conforme o radialista e tecnólogo em comunicação, e uma grande massa que o acompanha na Rádio 87,9 FM, uma rádio online que vem atraindo muita audiência.

Mas este meu rápido texto de hoje é um singelo apoio ao colega e amigo, que disse recentemente que tentaram lhe calar com processos, até com ameaças (a maioria blefe). Se ocorre tudo isso com um simples posicionamento de um comunicador que somente está fazendo o seu trabalho, divulgando os fatos, as reclamações do povo, realizando denúncias fundamentadas em documentos, expondo as rachaduras e ao mesmo tempo cobrando a regularização dessas fendas do poder público, então o que vai ocorrer quando a verdadeira caixa-preta de Laguna for aberta. “Ah, mas a culpa não é da atual administração”. Não sei, pode ser, pode não ser… o fato é que há problemas na cidade, em vários setores, não só o educacional. Pode ser que a raiz do atraso esteja enraizada em alguns servidores de carreira, tranquilos com a tal estabilidade. Enfim, basta dar uma pesquisada no Ministério Público, que infelizmente é a instituição que mais pode cobrar, de forma oficial, da municipalidade, mas não me venha atirar pedras em um trabalhador da terra, um radialista que só quer o bem da cidade, não age de maneira política, defendendo bandeira X ou Y, direita ou esquerda, João ou Maria. Sidnei quer viver em uma Laguna mais adequada, que propicie aos seus moradores boa qualidade de vida, que possa atender um idoso da região do Ribeirão ou da Cigana de forma eficaz e ágil às 20h de uma sexta-feira ou sábado…

Amo Laguna e a defenderei sempre, mas meu lado também é o povo. Já trabalhei na cidade, sou de Tubarão, veraneio no município, enxergo o seu potencial, reconheço o esforço dos últimos prefeitos (e do atual), lamento o descaso de muitos políticos da esfera nacional com a cidade mais antiga do Sul do Estado… em resumo, só quero manifestar meu apoio para o colega, que simplesmente está fazendo o seu trabalho, dando espaço para que todos os lados falem, deem seus posicionamentos, emitam prazos, pois tudo envolve o erário. Caso alguém de Laguna que se sinta incomodado com esta nota de abertura da Laguna ou com as cobranças do colega da rádio 87,9 FM, que no meu ver não faltou com respeito em qualquer momento de seus pronunciamentos, como também não o fiz aqui, então peça para sair do poder público e vá atuar na iniciativa privada, pois nunca um jornalista irá indagar como anda a loja de roupa, as vendas, a padaria, a mecânica, a barbearia, a lanchonete… isso não nos diz respeito, já que a verba usada para tocar tal negócio é particular, não vem de impostos. Lá, quem mandará é você. Agora, se está no setor público, cá estaremos sim, sempre. Vamos cobrar, vamos aplaudir, reconhecer o bom trabalho, denunciar, solicitar informações, pedir audiência, ceder espaço, informar o planejamento de obras, de serviços, pedir por atenção… afinal, o dinheiro que circula nas três esferas do poder: Executivo, Legislativo e Judiciário pertence ao meu vizinho, a mim, minha esposa, meu filho, minha mãe, ao Sidnei, inclusive ao servidor público, que também paga seus impostos.

No mais, boa semana, Laguna, e viva a liberdade de expressão e ao trabalho dos comunicadores, principalmente aos profissionais diplomados, como o senhor Sidnei Silva e a este jornalista que vos escreve.