Demandas do Sul serão discutidas em Fórum Parlamentar

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Criciúma

Seguindo roteiro de reuniões descentralizadas pelo Estado, o Fórum Parlamentar Catarinense, composto pelos 16 deputados federais e três senadores de Santa Catarina, promoverá seu terceiro encontro regional nesta sexta-feira, na sede da Acic, em Criciúma, a partir das 10h.

Com organização das atividades realizadas pelo deputado federal Daniel Freitas, a reunião contará com a presença do Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, do governador do Estado Carlos Moisés, além de Prefeitos, Vereadores e lideranças dos municípios que compõem a Amrec, Amurel e Amesc. Também a convite de Daniel Freitas, o deputado federal Delegado Waldir (PSL/PR), líder do PSL na Câmara dos Deputados, irá participar do evento.

De acordo com Freitas, é a primeira visita oficial do fórum a região. “Considero uma grande oportunidade para que os municípios possam apresentar suas demandas para a bancada federal. Agradeço ainda ao governador Carlos Moisés, que aceitou o nosso convite para participar deste importante momento e que, certamente, vai trazer boas notícias para Criciúma e para região”, espera.

O deputado salienta também, que é importante acompanhar de perto as demandas regionais e incentivar a união de forças entre os deputados e senadores. “Junto com os deputados federais Geovania de Sá e Ricardo Guidi, temos trabalhado nas pautas da região Sul catarinense. Contamos também com a bancada estadual, para conhecer a realidade de cada região de perto, para ter a certeza de que estaremos trabalhando e direcionando nossas emendas para aquilo que realmente os cidadãos esperam e precisam”, ressalta Daniel, referindo-se a liberação, ainda neste semestre, de cerca de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares, anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Durante o evento, prefeitos, presidentes das associações de municípios, CDLs, associações empresariais e representantes da sociedade civil organizada, devem apresentar as pautas prioritárias, como por exemplo a Serra da Rocinha, programa Mais Médicos, terminal de cargas no aeroporto de Jaguaruna, ferrovia litorânea e a implantação das praças de pedágio no trecho sul, devem ser alguns dos temas levantados

Visita do ministro
Segundo representante do Governo Federal a visitar a região sul em menos de cinco meses de mandato, o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, irá realizar roteiro de visitas em Criciúma.

Com chegada prevista para hoje à noite, amanhã de manhã visitará o Centro de Tecnologia da Satc. O ministro vai conhecer a estrutura, funcionamento da escola mantida pela Indústria Extrativista de Carvão de Santa Catarina e acompanhar o início dos testes da planta piloto de captura de CO2, que faz parte das atividades em comemoração aos 60 anos da instituição.

Depois segue para a Mina Museu, onde vai conhecer de perto a história da mineração do carvão e; finaliza sua agenda participando da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense.