Novas perspectivas do setor produtivo da construção civil

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Um dos setores da indústria de um país, que resulta em grande impacto nas atividades econômicas, é a construção civil. Em nações desenvolvidos, como Estados Unidos e Canadá, esta área representa 4 e 6%, respectivamente, desses PIBs, sendo responsável por 5% dos empregos nesses países. No Brasil, mesmo em um período de recessão e baixos índices de investimento externo, o setor representou 9,9% do Produto Interno Bruto, fechando 2018 com saldo positivo de 17.957 vagas de emprego. Estes indicadores ilustram a importância de uma das áreas mais antigas da indústria, e que necessita estar sempre se reinventando para atender as demandas dos demais nichos da indústria e da arquitetura moderna e arrojada (IBGE, 2018).

Países como Alemanha, França, Itália e Reino Unido investem, por ano, em média 155,3 bilhões de Euros na construção civil, sendo, aproximadamente, metade em novas obras e o restante em recuperação e manutenção das existentes (Ueda e Takewaka, 2007). Essa cifra injetada em recuperação é considerada elevada. Isto se deve aos materiais e métodos empregados que precisam, cada vez, apresentar elevado desempenho e prolongada vida útil. Para atender aos requisitos de desempenho na construção, é necessário constante desenvolvimento e inovação de métodos/processos construtivos e, acima de tudo, dos materiais e componentes.

O conceito de inovação se alicerça na modificação de antigos processos, sendo efeito de renovação ou criação de uma novidade. Na construção civil, o mercado tem exigido profissionais com espírito inovador e treinados para pensar em busca do desenvolvimento de processos inovadores, com o emprego do Building Information Management (BIM). Esta plataforma visa projetar e construir edificações e obras de infraestrutura cada vez mais compatibilizadas entre seus diversos sistemas, arrojadas e modernas de acordo com os novos conceitos arquitetônicos, além de duráveis, conforme os novos conceitos exigidos para o setor. Para isto, as escolas de engenharia e arquitetura devem estar em constante evolução dos seus métodos de ensino, para que seus egressos estejam devidamente capacitados a resolver os problemas da área, sempre inovando e reinventando.

Além dos profissionais bem treinados, os materiais empregados nas construções deste século são cada vez mais avançados e, muitas vezes, desenvolvidos especificamente para cada demanda. Os materiais empregados ontem não atendem as novas necessidades atuais. Um exemplo prático é o concreto, segundo material mais consumido no mundo, ficando atrás apenas da água. Usualmente apresenta resistência de 30 MPa, enquanto que até o ano de 2003, a maior resistência usual era 15 MPa. Foram construídos prédios em São Paulo com resistência média de 125 MPa. Os concretos produzidos antes de 2003 apresentavam vida útil menor que 30 anos. Isto pode ser identificado nos prédios construídos nesta época que apresentam incontáveis problemas patológicos, enquanto os concretos dos dias atuais devem apresentar no mínimo 50 anos de vida útil.  Indo mais longe, segundo Tselebidis (2016) existem no mundo mais de 500 edificações construídas com concretos de resistência elevada, da ordem de 150 MPa, e vida útil prevista para mais de 250 anos.

Estes concretos são resultado de inovações da tecnologia do produto com o desenvolvimento de novos aditivos redutores de água, em adições minerais e na ciência do cimento Portland. Para seu uso devem ser repensados métodos tradicionais de execução de estruturas, com logísticas bem organizadas, e, acima de tudo, são materiais muito mais sustentáveis. A sustentabilidade na construção civil é tema que anda de mãos dadas com os novos requisitos de desempenho e durabilidade que são possíveis somente com inovações e a reinvenção do setor.

Você sabia?
O curso de Engenharia Civil da Unisul, na busca de continuar contribuindo para o aprimoramento dos profissionais da construção civil, lançou neste ano duas novas Especializações: Patologia das Construção e Tecnologia do Concreto, com grandes nomes do setor em nível nacional no seu corpo docente.


Fique atento!

As inscrições para o curso de Engenharia Civil da Unisul pelo histórico escolar estão abertas. Saiba outros detalhes acessando: http://www.unisul.br/wps/portal/home/como-ingressar/graduacao/historico-escolar-presencial.