Como a pesquisa científica impacta em nossas vidas?

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Certamente você, leitor e leitora, já ouviu falar em pesquisas científicas, não é mesmo? Mas você já se perguntou, em algum momento, o quanto esta atividade impacta na sua vida diária? Muitas vezes não sabemos do real impacto da pesquisa científica em nossas vidas, pois ela parece estar distante do nosso dia a dia, reservando-se a laboratórios e estruturas complexas.

Ledo engano, pois a pesquisa científica está inserida em boa parte do nosso cotidiano, do medicamento utilizado para aliviar aquela dor de cabeça ao smartphone que deve estar ao seu lado neste momento (ou na palma da mão, lendo esta coluna), tudo isso envolve pesquisa. Em algum momento, todas os tratamentos e tecnologias disponíveis para a população passaram pelas mãos de pesquisadores e pesquisadoras dedicados a trabalharem em laboratórios ao redor do mundo (ou aqui mesmo, na Universidade da sua cidade, como veremos adiante no texto). Aproximar este conhecimento do público geral é um desafio cada vez mais necessário, sobretudo em tempos de reduções drásticas no orçamento da pesquisa feita em nosso país. Será através desta aproximação que a nossa pesquisa passará a ser reconhecida como ela realmente merece. As pessoas precisam saber que fazer pesquisa/ciência é extremamente importante, pois sem esta atividade não há desenvolvimento. Todos os países desenvolvidos investiram, em algum momento (e continuam a investir), na promoção do conhecimento científico.

Em nosso país, as pesquisas são feitas predominantemente nas universidades, sejam elas públicas ou privadas. Além de proporcionar um ambiente de ensino e extensão, a Universidade também se destaca como instituição de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento global e regional. Aqui na Unisul, por exemplo, as pesquisas vão da graduação à pós-graduação e abrangem áreas diversas, passando pelas Ciências da Saúde, Ambientais e Linguagem, além das áreas de Administração e Educação, dentre outras. As pesquisas feitas nestes programas impactam diretamente na região a qual a Universidade está inserida, seja através da formação de profissionais cada vez mais qualificados ou, principalmente, através dos benefícios obtidos por meio dos resultados destas pesquisas.

O próximo tratamento que poderá trazer benefícios à sua saúde ou a próxima tecnologia que facilitará um pouco mais sua vida, podem estar sendo desenvolvidos, neste momento, através de pesquisas feitas aqui mesmo, na Universidade da sua cidade. Informe-se sobre o conhecimento científico produzido na sua região e no seu país, e procure valorizá-lo, pois, sem ele, a engrenagem do desenvolvimento não anda. Lembre-se sempre, pesquisa não é gasto, pesquisa é investimento!

Você sabia?
O país que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo, em relação ao PIB, é Israel, destinando 4,2% do seu Produto Interno Bruto para esta finalidade. Outros países desenvolvidos, como Coreia do Sul e Japão, investem aproximadamente 3,5% do seu PIB em pesquisa e desenvolvimento; enquanto que Alemanha e Estados Unidos investem 2.8% (Unesco, 2015). Na Alemanha, por exemplo, anuncia-se o aumento anual de 3% para a ciência, ininterruptos por uma década (Science, 2019). Já o Brasil investe apenas 1,3% do seu PIB em pesquisa (Unesco, 2015), com tendências a reduzir ainda mais este investimento. Advinha só, dentre estes países, quem vai continuar se desenvolvendo?

Fique atento!
Os programas de pós-graduação da Unisul, responsáveis por boa parte das pesquisas desenvolvidas nesta universidade, estão frequentemente com editais abertos para seleção de alunos (pesquisadores) em ambos os níveis, mestrado e doutorado. Há possibilidade de pesquisas nas áreas de Ciências da Saúde, Ambientais e Linguagem, além de Administração e Educação. Entre no site da Unisul (www.unisul.br), no link “Mestrado e Doutorado”, e confira as possibilidades. Seja você também um cientista e contribua com a pesquisa em nosso país.