Adoção

Aumigos, para adoção temos esta menina charmosa. Porte pequeno,vacinada e desverminada. Dócil e carinhosa com humanos e animais. Adora carinho e gosta de brincar. Quem puder adotar entrar em contato com a Micheli pelo telefone 48-99927-2326.


Petz Alerta Sobre os Riscos do Chocolate para a Saúde Animal

Eles vão lamber o focinho quando sentirem o cheiro do ovo de páscoa e fazer aquela carinha, mas resista. Chocolate para pets não pode! A vilã da guloseima é a teobromina, uma substância que não é metabolizada pelos pets e pode provocar intoxicação.

Quando os bichinhos comem chocolate, eles podem ter vômitos, diarreia, aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, arritmia, convulsões e podem até evoluir para o óbito.

“Uma dose tóxica para os pets é de 100 miligramas por quilo de peso corporal do animal, assim, se o pet pesa 2 kg, 13 gramas de chocolate já são capazes de causar uma grave intoxicação. Quanto mais escuro e amargo o chocolate, mais cacau presente e quanto mais cacau, mais teobromina” explica Larissa Seibt, médica do Centro Veterinário Seres do Grupo Petz.

E não pense em substituir o chocolate escuro pelo branco. Embora em menor escala, o chocolate branco também pode causar efeitos adversos aos pets.

Ovos para pets – Se quiser mesmo comemorar a Páscoa com eles, procure os ovos de páscoa produzidos especialmente para pets. São ovos de Páscoa com aroma de chocolate, mas sem o cacau, e feitos com farelos à base de soja benéficos à saúde animal. O tutor, entretanto, não deve exagerar. Embora indicado para todas as raças, a quantidade diária de consumo dos ovos especiais deve ser pequena.

“Como qualquer tipo de alimentação, a quantidade deve ser controlada. Embora seja saborosa e atrativa ao pet, o seu consumo deve seguir as recomendações dos fabricantes para evitar problemas digestórios e maiores intercorrências”, diz  Larissa.

Nesta época do ano é preciso redobrar o cuidado com os doces e guardá-los em lugares seguros das patas curiosas! O aroma adocicado também atrai gatos sujeitos aos mesmos efeitos colaterais.

O açúcar e gordura presentes no chocolate e outros doces além do risco de intoxicação, aumentam a probabilidade do animal desenvolver diabetes, obesidade, ter aumento de tártaro, cáries e perda de dentes.

“Doces como chocolate, balas, biscoitos, além da substância já mencionada, contêm xilitol, que também é prejudicial para o fígado do pet. Podem ser dadas aos animais algumas frutas, como a melancia sem sementes, por exemplo, mas em pequena quantidade também. Recomendamos aos tutores antes de introduzir qualquer nova alimentação na dieta do pet, procurar um médico veterinário”, orienta Larissa. 

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao.